terça-feira, 1 de novembro de 2011

CONFLITO DE TERRAS ANUNCIADO NA COMUNIDADE JANAMÃ E NA ESTRADA RONDON

Segundo informações de moradores da região do Janamã, está prestes a acontecer um confronto não muito amistoso nos próximos dias entre a polícia que vai cumprir a determinação da justiça, com o suporte de tratores, que vão estar em rota de colisão com os poceiros das comunidades do Janamã, que limitam-se com o lago de Serpa e com os poceiros da região da Estrada Rondon, que estão em uma disputa a mais de doze anos com a proprietária das terras. Por um lado e latifundiária apresenta suas razões pelo fato da justiça lhe ter dado a reintegração de posse da área em questão, e por outro, os assentados nas referidas terras, que já habitam no lugar a mais de 15 anos, os quais reclamam pelo direito legal do usucapião, por estarem habitando no lugar a mais de cinco anos, além de terem o direito no mínimo de indenização por suas benfeitorias, e da falta de respeito com a classe dos agricultores, que só querem um pouco de terra para produzirem os seus alimentos e viver dignamente sobre um teto próprio e terem o direito sagrado da terra.
Outra questão a se considerar, é o fato de que a poucos dias já foi removida a rede elétrica, que supria as comunidades com o Programa Luz para Todos, fato que está dando prejuizos incontáveis aos moradores e os encurralando em uma situação que só pode aumentar a animosidade entre as partes envolvidas.
O fato é que são mais de 200 famílias que estão neste momento se preparando para entrar em rota de conflito, caso se consuma o fato de tratores e policias si dirijam para as referidas localidades para avançar sem dó nas propriedades e benfeitorias dos assentados. Espero que esta ação da justiça provocada pela proprietária das terras, não se transforme em um conflito armado, capaz de gerar vítimas fatais.
Nessas horas eu pergunto! cadê os movimentos de defesa dessas minorias, onde ficou o compromisso firmado entre alguns politicos eleitos e os humildes agricultores da região em conflito? Pois o que vemos é os agricultores jogados a sua própria sorte, enquanto outras forças poderiam estar atuando em suas defesas para juntos ficarem mais fortes, evitando que as coisas cheguem as vias de fato.



Segundo Auriedia Marques da Costa coordenadora da CPT no Amazonas, a principal causa da insegurança é a ausência do Estado e do Município nas áreas de conflito por terra no interior. Agricultores e ribeirinhos residentes em comunidades localizadas no município de Itacoatiara, estão entre as vítimas. Segundo depoimento de lideranças de comunidades tradicionais e moradores dos assentamentos rurais, sofrem perseguição constante de grupos de pistoleiros e milícias armadas compostas por “jagunços”, contratados para praticar os crimes.



Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA