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O especialista Geraldo Alves aponta que a construção apresenta falhas em alguns pontos e que podem comprometer a segurança na via. "Aquela área, por ter um trânsito intenso, pode não ser uma boa escolha, mas a atitude de pensar na cidade como um local onde há outros tipos de meio de transporte, que não o carro, é muito boa", disse ao G1.Para Geraldo, alguns trechos da obra impossibilitam o trânsito de pessoas que fazem uso de cadeiras de rodas. "Vejo que ainda tem muito a ser melhorado. O espaçamento entre as ruas e a calçada, próximo das pequenas rotatórias, mostra que é um trabalho mal finalizado. Aquele espaço deixa intrafegável para usuários de cadeira de rodas e faz com que o ciclista precise descer da bicicleta para poder fazer a travessia em segurança", comenta.
O especialista acredita que é preciso fazer ajustes e criar ciclofaixas em outras áreas de Manaus. "É necessário fazer uma ciclovia que, de fato, leve as pessoas para algum lugar. Interligar vias como a Djalma Batista, Álvaro Maia, André Araújo e outras, faz mais sentido e cria uma cultura de respeito para os usuários de outros meios de transporte. Ciclofaixas pela direita que permitam transitar sem interrupções, como o caso do Boulevard, por exemplo, faz mais sentido", sugere Geraldo.
Espaço entre calçada e rua dificulta passagem de ciclistas e cadeirantes (Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)
Espaço vem sendo usado também para caminhadas (Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)
Alguns pedestres afirmaram não entender o uso do canteiro central como ciclovia. "Bicicleta é meio de transporte e, portanto, deve trafegar na rua e não na calçada. O pedestre vai andar onde? O correto é a ciclovia ser na rua, como em qualquer lugar do mundo",disse o sargento do exército, Eduardo Freire, de 26 anos.
Especialista aponta que ciclovia apresenta falhas (Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)
O prefeito de Manaus, Artur Neto, disse que as ruas da capital não foram preparadas para o trânsito de bicicletas e a prefeitura está procurando o melhor modo de implantação. "Eles [ciclistas] aprovaram. Eu próprio sou ciclista, gosto muito de pedalar. Não vejo que exista algum risco de segurança. É o mesmo perigo que corro quando estou em uma calçada", disse o prefeito ao G1.
Prefeitura divulgou foto de projeto em seu Facebook; imagem mostra faixa de pedestre e área destinada a ciclistas (Foto: Reprodução/Facebook)
O projeto para implantação da ciclovia foi anunciado pela prefeitura em julho de 2013. As obras foram iniciadas em março de 2014 e foram paralisadas em seguida. À época, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou que a paralisação nas obras da ciclovia ocorreu por conta de adequações de projeto e definição de novos materiais. Um trecho - no Boulevard Alvaro Maia - foi entregue no final do mês de janeiro e, segundo a prefeitura, as obras de continuação iniciam ainda em 2015. A ciclovia deverá ligar as zonas Centro-Sul e Oeste.
Segunda etapa da obra que passa pela Avenida Brasil, na Compensa e vai até a Ponta Negra, na Zona Oeste deve começar em 2015 (Foto: Divulgação/Implurb)
Do G1 AM
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