terça-feira, 10 de setembro de 2013

Manaus terá internet mais rápida e melhor serviço de telefonia móvel

Fibra ótica ativada nesta terça-feira deixa ligações mais estáveis e aumenta velocidade de Internet 3G

MANAUS - Parte do sistema de telefonia celular e Internet móvel da capital do Amazonas está ligada ao restante do País, a partir de Belém, com a nova rede de fibra ótica construída pelas operadora Telefônica Vivo e TIM. Na prática, as ligações nas duas operadoras ficam mais estáveis, ruídos e interrupções em ligações diminuem e o sinal de Internet fica mais rápido na rede 3G. Pelo menos é o garantem as operadoras. As mudanças começam nesta terça-feira (10).Foto: Reprodução/ShutterstockFoto: Reprodução/Shutterstock

A nova rede vai permitir a ativação de conexão 4G no Amazonas, a partir da Vivo. Outras operadoras já oferecem o serviço na região. A Internet 4G da operadora passa a funcionar até o fim de setembro, nas cidades amazoneses de Manaus, São Sebastião do Uatumã, Itapiranga, Itacoatiara (Distrito de Lindóia) e Rio Preto da Eva, além de Terra Santa, no Pará.
O sistema é composto por uma rede de cabos aéreos OPGW (Optical Ground Wire), tecnologia onde o cabo de fibras óticas utiliza as torres das linhas de transmissão de energia elétrica como suporte. Além disso, os acessos às cidades serão efetuados por meio de cabos subterrâneos, o que garante um nível de confiabilidade superior ao atual. 
Para garantir a oferta dos serviços de forma ininterrupta, mesmo em caso de rompimento de cabos, há uma rota redundante por meio de rádio entre Manaus e Santarém e de circuitos alugados entre Manaus e Brasília.

Linhas de celular

Os dados mais recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que a Região Norte atingiu, em julho deste ano, 19,7 milhões de linhas ativas em telefones celulares. A teledensidade média dos estados da região é 121 linhas para cada 100 habitantes.
Os consumidores preferem telefone pré-pagos. São 17,4 milhões (88,5%) de linhas móveis ativas na região, contra 2,2 milhões (11,5%) de linhas pós-pagas.

Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA