sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Academia Itacoatiarense de Letras na luta pelo restauro de sua sede própria e de seu patrimônio histórico


foto antes do início da reforma


foto antes da reforma

fachada do prédio iniciando a aplicação do selador branco



Acadêmicos: Frank Chaves, Francisco Calheiros, Raimundo Silva e Antonio Silva

Operários na obra de restauração

fachada do prédio apresentando as janelas novas e entulhos do quintal


Janelas superiores e inferiores do prédio sendo colocadas
Fachada sendo pintada com as cores originais

Presidente Francisco Calheiros mostrando que além da poesia e das letras, entende de pintura e artes plásticas

Operários finalizando a pintura da fachada do prédio da Academia



Sobrado construído na segunda metade do século XIX. Foi residência do ex-prefeito Francisco Lima Verde, sede da 1ª escola publica do sexo feminino, residência do Coronel José Henriques. Na edificação residiu também a família Gesta entre outras. Foi sede do antigo Departamento estadual de estradas e rodagem – DERAN, sediou o Tribunal Regional Eleitoral de Itacoatiara – TRE, ultimamente está em processo de transição para a Academia Itacoatiarense de Letras.

A desembargadora itacoatirense Marinildes Costeira de Mendonça, foi a primeira mulher a presidir o Tribunal Eleitoral e de Justiça do Amazonas, na década de 90 no ato da inauguração da nova sede do TRE de Itacoatiara, ao descerrar a fita inaugural, de instalação do TRE nesse prédio, no seu discurso emocionado, declarou que se sentia muito emocionada em inaugurar aquela instituição, pelo fato de que nesse prédio há muitos anos atrás, havia sido alfabetizada!


O sobrado de dois pavimentos, apresenta estilo arquitetônico neoclássico. No seu quintal se encontra um antigo poço artesiano construído no século passado.


A Academia Itacoatiarense de Letras, planeja dispor no prédio uma biblioteca comunitária, uma sala com o museu da imagem e do som da cidade, uma sala de exposição de artes plásticas e exposições diversas, um auditório e sala de reuniões e área administrativa, para usufruto dos membros da AIL e para livre acesso da comunidade! 



A academia Itacoatiarense de Letras foi fundada em 17 de maio de 2009, a entidade é presidida pelo professor Francisco Calheiros e possui 20 membros. A edificação fica localizada na Rua Ruy Barbosa, 419 em frente a igreja de São Francisco, centro da cidade de Itacoatiara.

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA