terça-feira, 24 de setembro de 2013

Pianista Arthur Moreira Lima vai fazer apresentação de piano clássico na Orla do Rio Amazonas

A partir de 7 de setembro, o pianista Arthur Moreira Lima, patrocinado pela Fundação Habitacional do Exército (FHE), vai se engajar em um novo projeto, intitulado Um piano pelas águas amazônicas. A ideia é levar música erudita às populações ribeirinhas dos estados do Amazonas, do Pará e de Roraima. "Meu sentimento é de ansiedade e medo, mas estou bastante entusiasmado", afirma o pianista.

Também criador do projeto Um piano pela estrada, o artista percorreu 300 quilômetros do interior do Brasil em um caminhão-teatro, com o mesmo objetivo: disseminar obras de compositores consagrados a pessoas com menor poder aquisitivo. Em seu repertório, estão canções de Piazzolla, Pixinguinha, Chopin, entre outros.


Cada concerto terá 1h30 de duração. O repertório vai prestigiar os maiores clássicos da música popular, alternadamente com obras clássicas. Serão apresentadas obras de Bach, Beethoven, Chopin, Liszt, Pixinguinha, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e Astor Piazzolla, entre outros.

Em Itacoatiara, a apresentação acontecerá dia 05 de outubro, na Orla Jornalista Agnelo Oliveira, situada na margem esquerda do Rio Amazonas. O vento tem o apoio da Prefeitura de Itacoatiara e da Secretaria Municipal de Cultura, Caixa Econômica Federal, Petrobras e Governo Federal.

“Queremos levar a todos aquela música que vem, através dos tempos, encantando qualquer ouvinte, desde que se lhe dê a oportunidade de conhecê-la”, explica Arthur Moreira Lima. O pianista conta ainda que irá interagir com a plateia, falando sobre os autores e suas inspirações. “Será um espetáculo para o povo”, completa.

Sobre Arthur Moreira Lima
Considerado uma das mais importantes personalidades da nossa cultura, o pianista projetou-se internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia. Laureou-se também nos Concursos de Leeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Moscou). Desde então, tem feito turnês em todos os continentes, lotando as principais salas de concertos do mundo.
 

A crítica mundial o considera extraordinário intérprete do grande repertório romântico e não tem poupado elogios à beleza da sua sonoridade e ao seu grande virtuosismo. A revista La Suisse chamou Moreira Lima de “O Pelé do Piano”, a crítica americana elegeu sua gravação dos Noturnos de Chopin “o mais importante registro pianístico do ano”, e o famoso crítico londrino Dominic Gill do Financial Times escreveu “Moreira Lima sabe tudo sobre o piano romântico, fazendo seu instrumento falar”.
 

Nascido no Rio de Janeiro, Arthur Moreira Lima começou a estudar piano aos seis anos e já aos nove tocava um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Em seu trabalho de resgate e difusão das raízes culturais brasileiras foi solista da primeira audição do Concerto nº 1 de Villa-Lobos no Japão, Rússia, Áustria e Alemanha. Foi também o pianista que fez reviver a obra de Ernesto Nazareth.
Confira abaixo o cronograma das apresentações no Amazonas.

07/9 - Tabatinga 
10/9 - São Paulo de Olivença 
12/9 - Santo Antônio do Içá 
15/9 - Fonte Boa
19/9 - Tefé
22/9 - Coari 
24/9 - Codajás 
25/9 - Anori 
29/9 - Autazes 
1º/10 - Careiro da Várzea 
2/10 - Manacapuru 
3/10 - Iranduba 
5/10 - Itacoatiara 
7/10 - Manaus

Roraima
10/10 - Rorainópolis 
11/10 - Caracaraí 
12/10 - Boa Vista 
13/10 - Bonfim 
15/10 - Pacaraima

Pará
24/10 - Belo Monte
26/10 - Altamira

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA