A partir de 7 de setembro, o pianista Arthur Moreira Lima,
patrocinado pela Fundação Habitacional do Exército (FHE), vai se engajar
em um novo projeto, intitulado Um piano pelas águas amazônicas. A ideia
é levar música erudita às populações ribeirinhas dos estados do
Amazonas, do Pará e de Roraima. "Meu sentimento é de ansiedade e medo,
mas estou bastante entusiasmado", afirma o pianista.
Também criador do projeto Um piano pela estrada,
o artista percorreu 300 quilômetros do interior do Brasil em um
caminhão-teatro, com o mesmo objetivo: disseminar obras de compositores
consagrados a pessoas com menor poder aquisitivo. Em seu repertório,
estão canções de Piazzolla, Pixinguinha, Chopin, entre outros.
Cada concerto terá 1h30 de duração. O repertório vai prestigiar os maiores clássicos da música popular, alternadamente com obras clássicas. Serão apresentadas obras de Bach, Beethoven, Chopin, Liszt, Pixinguinha, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e Astor Piazzolla, entre outros.
Em Itacoatiara, a apresentação acontecerá dia 05 de outubro, na Orla Jornalista Agnelo Oliveira, situada na margem esquerda do Rio Amazonas. O vento tem o apoio da Prefeitura de Itacoatiara e da Secretaria Municipal de Cultura, Caixa Econômica Federal, Petrobras e Governo Federal.
“Queremos levar a todos aquela música que vem, através dos tempos, encantando qualquer ouvinte, desde que se lhe dê a oportunidade de conhecê-la”, explica Arthur Moreira Lima. O pianista conta ainda que irá interagir com a plateia, falando sobre os autores e suas inspirações. “Será um espetáculo para o povo”, completa.
Sobre Arthur Moreira Lima
Considerado uma das mais importantes personalidades da nossa cultura, o pianista projetou-se internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia. Laureou-se também nos Concursos de Leeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Moscou). Desde então, tem feito turnês em todos os continentes, lotando as principais salas de concertos do mundo.
A crítica mundial o considera extraordinário intérprete do grande repertório romântico e não tem poupado elogios à beleza da sua sonoridade e ao seu grande virtuosismo. A revista La Suisse chamou Moreira Lima de “O Pelé do Piano”, a crítica americana elegeu sua gravação dos Noturnos de Chopin “o mais importante registro pianístico do ano”, e o famoso crítico londrino Dominic Gill do Financial Times escreveu “Moreira Lima sabe tudo sobre o piano romântico, fazendo seu instrumento falar”.
Nascido no Rio de Janeiro, Arthur Moreira Lima começou a estudar piano aos seis anos e já aos nove tocava um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Em seu trabalho de resgate e difusão das raízes culturais brasileiras foi solista da primeira audição do Concerto nº 1 de Villa-Lobos no Japão, Rússia, Áustria e Alemanha. Foi também o pianista que fez reviver a obra de Ernesto Nazareth.
Confira abaixo o cronograma das apresentações no Amazonas.
07/9 - Tabatinga
10/9 - São Paulo de Olivença
12/9 - Santo Antônio do Içá
15/9 - Fonte Boa
19/9 - Tefé
22/9 - Coari
24/9 - Codajás
25/9 - Anori
29/9 - Autazes
1º/10 - Careiro da Várzea
2/10 - Manacapuru
3/10 - Iranduba
5/10 - Itacoatiara
7/10 - Manaus
Roraima
10/10 - Rorainópolis
11/10 - Caracaraí
12/10 - Boa Vista
13/10 - Bonfim
15/10 - Pacaraima
Pará
24/10 - Belo Monte
26/10 - Altamira