domingo, 4 de março de 2012

Turismo náutico aposta na Copa de 2014


BRASÍLIA - O Ministério do Turismo e a Agência Nacional de Águas (ANA) deverão fechar, nos próximos dias, uma parceria para identificar trechos de rios e reservatórios brasileiros com potencial para o turismo náutico, inclusive cachoeiras e praias artificiais. O estudo vai apontar diretrizes para a criação de normas que disciplinem o turismo nestes cursos e bacias hidrográficas. O objetivo é alavancar o potencial turístico das cidades que formam o entorno das sedes da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo de Futebol FIFA, em 2014.
Segundo o diretor do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo (DFPIT) do MTur, Hermano Carvalho, o projeto será desenvolvido de acordo com o conceito da atual política pública do turismo – de unir as forças dos vários setores envolvidos no assunto. “Grande parte das atividades turísticas no Brasil é realizada nas proximidades de espelhos d’água, como praias, lagos, rios e estâncias hidrominerais. Portanto, Ministério do Turismo e ANA vão criar, juntos, instrumentos para garantir que as atividades náuticas no País se desenvolvam de maneira ordenada e sustentável”, frisa o diretor.
O MTur vai indicar destinos e sugerir sinalização especial para a prática de atividades turísticas que impactam e são impactadas pela gestão dos recursos hídricos. O estudo deverá incluir, ainda, medidas de preservação da qualidade da água e das paisagens hídricas, respeito à biodiversidade e manutenção da fauna e flora da região.

Mercado
As regiões com recursos hídricos e condições de balneabilidade – ou propícios à pesca e à prática de esportes náuticos – já estão em processo de expansão das atividades ligadas ao setor e à demanda de lazer no Brasil. A prestação de serviços em marinas e áreas náuticas gera, em média, três postos de trabalho por barco ancorado. Aproximadamente 90% da produção mundial de equipamentos para as atividades náuticas de recreio estão concentrados nos países que melhor desenvolveram esse segmento: Estados Unidos, França, Alemanha, Inglaterra e Itália.

Portal Amazônia, com informações do MTur

Um comentário:

Frank Chaves disse...

Só lembrando, que Manaus é uma das sedes da copa de 2014, e todos os navios turísticos que foram para lá, vão passar na frente da nossa Velha Serpa. Seria uma boa oportunidade de fazê-los parar em Itacoatiara e visitarem nossa cidade, conhecer nossa cultura, costumes, artesanato, musica, em fim. Acho que já estamos atrasados, em não aproveitarmos o tal portal do Atlântico, pois se vai se continuar da forma que está, a ilha tupinabarana, vai conquistar todos o louros da copa, e Itacoatiara, vai continuar do jeito como está, “a ver navios”.

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA