sexta-feira, 2 de março de 2012

AEROCLUBE DO AMAZONAS EM ITACOATIARA

Iranduba, no interior do Amazonas, pode ser novo local de funcionamento do Aeroclube de Manaus
O prefeito de Iranduba, Nonato Lopes, sugeriu  uma área que será avaliada futuramente pela diretoria do clube de aviação de Manaus

O município de Iranduba tem terras disponíveis para uma eventual transferência do aeroclube, garante o prefeito
O município de Iranduba tem terras disponíveis para uma eventual transferência do aeroclube, garante o prefeito (Clóvis MIranda)
 
A transferência do Aeroclube de Manaus para outra área distante da zona urbana da capital pode ser feita para o Município de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus). Proposta neste sentido foi levantada nessa quarta-feira(29) na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) pelo deputado Marco Antônio Chico Preto (PSD), que já acertou visita da diretoria do aeroclube à cidade junto ao prefeito Nonato Lopes. “A ideia é que seja construído do outro lado do rio Negro”, afirmou o parlamentar.
Marco Antônio propôs, inclusive, a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) para discutir o assunto. Ele lembrou que, dado o crescimento urbano da cidade, o aeroclubenão tem mais razão de estar na área onde se encontra por conta da realização de voos de dezenas de aeronaves que pousam e decolam sobre centenas de residências colocando em risco milhares de vidas.

Transferência

Chico Preto lembrou a importância dos serviços realizados pelas empresas aéreas de pequeno porte numa região como a amazônica, por chegarem em locais onde outras empresas não chegam, prestando um relevante serviço sócio-econômico ao Estado. Para ele, é essencial que possam contar com acomodações mais modernas para prestarem melhores serviços à população.
Ao propor a realização da audiência pública que deverá ser realizada pela Assembleia Legislativa, com a participação de representantes dos governos estadual e municipal, além do 7º Comar, o parlamentar acredita que será possível identificar as principais dificuldades para a mudança do Aeroclube para outro ponto e discutir as melhores soluções para o problema.
Já o prefeito Nonato Lopes informa ter identificado em Iranduba um terreno com capacidade para abrigar as instalações tanto do aeroclube, destinado ao treinamento de pilotos, quanto do aeródromo, área para pouso e decolagem de aeronaves pequenas. Se for aprovado o local, o Governo do Estado deverá se pronunciar para viabilizar a operação, que ele considera importante. O terreno é de propriedade particular, mas pode ser adquirido pelo Governo do Estado, numa negociação viabilizada pela prefeitura. Se a construção for aprovada, a Prefeitura propõe-se, inclusive, a alterar o Plano Diretor do município estabelecendo limites para a construção de edificações, de modo a evitar o que ocorreu com a sede do Aeroclube de Manaus, finaliza ele.



AEROCLUBE DO AMAZONAS EM ITACOATIARA

A cidade de Itacoatiara parece não ter representação mesmo, enquanto deputados e o prefeito de Iranduba se articulam para instalar o aeroclube de Manaus neste município. Os representantes de Itacoatiara não movem uma palha para fazer o mesmo para a Velha Serpa. Pois enquanto em Iranduba ainda esta atrás de um terreno para construir um aeroporto, Itacoatiara já tem um pronto praticamente desativado, que tem todas as condições para operar como apoio do Eduardo Gomes e pronto para sediar o Aero clube do Amazonas, algo que o meu amigo Moysés Israel já havia sugerido e comentado comigo em uma de nossas agradáveis conversas ano passado. E agora, com a queda desse avião nas proximidades do Aereoclube de Manaus, que esta cercado de residências, se torna inviável continuar em operação. Essa era a hora dos representantes de Itacoatiara unirem forças pelo bem de nossa cidade, e colocaram as preferências partidárias de lado, e lutarem para Itacoatiara não perder mais esta oportunidade. A exemplo de muitas outras que já foram perdidas. Sou a favor que se traga o Aeroclube do Amazonas para Itacoatiara e atrelado a isso, a fundação de um pólo aeroviário de manutenção de aeronaves, pois isso traria divisas, e fomentaria o turismo para o nosso município, e conseqüentemente geraria emprego e renda para a nossa população (Frank Chaves)

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA