sábado, 4 de fevereiro de 2012

Esta final de semana o Projeto CINEMA NA PRAÇA vai estar na Pracinha do Relógio.

Visão frontal da pracinha do Relógio - Foto Frank Chaves 03/02/2012

Vamos valorizar a sétima arte e prestigiar um dos melhores recantos paisagisticos de Itacoatiara, que é a praça Luiza Valério, que era a saudosa mãe do ex-deputado itacoatiarense João Valério de Oliveira, que na época se destacava como um dos maiores tribunos da Assembléia Legislativa do Amazonas,  atual patrono da Escola conhecida como GM3, localizada em frente a Câmara Municipal de Itacoatiara.
Praça Luiza Valério - Foto autor desconhecido / Década de 70
O Relógio Municipal e a Praça Luiza Valério foram inaugurados em 1968, na gestão do ex-prefeito Aurélio Viera dos Santos, governava o Amazonas o Sr. Danilo Matos Areosa, o Presidente da Câmara de Itacoatiara era o vereador e farmacêutico Francisco Atayde. Nesse período estavamos em pleno governo militar, o Presidente da República da época era o General Arthur da Costa
e Silva. 
Praça Luiza Valério - Foto arquivo IBGE / autor desconhecido / Década de 70
Trata-se de um dos mais importantes logradouros de nossa cidade, inspirado em um dos principais símbolos do tempo da Europa, hoje patrimônio histórico da humanidade titulado pela UNESCO, o Big Ben de Londres, assim como o Arco do Triunfo de Paris, tornaram-se modelos e Pontos de referência reproduzido em várias cidades do mundo, e a Velha Serpa que sobreviveu a Revolução Cabana e a Batalha Naval de 1932, que era e sempre foi senhora do seu tempo. Copiou os símbolos da arquitetura mundial, demonstrando que estava conectada com os símbolos da cultura mundial. Na região Norte  só  três cidades tem um Relógio Municipal exibido em uma elegante torre, para que todos os seus municipes andem atualizados no tempo. São eles: Belém, Manaus e Itacoatiara. Todavia, todos as outras praças exibem em suas torres altaneiras, os seus relógios para orientar os transeuntes de suas cidades, a única torre que está sem o seu marcador do tempo é a de Itacoatiara, que na segunda metade da decada de 70, foi tirado para manutenção e nunca mais foi recolocado, se perdendo em meio ao descaso do Poder Público com o seu patrimônio histórico, ficando a nossa velha pracinha desorientada, perdida no tempo e no espaço.

Atardinha, na pracinha do Relógio de Itacoatiara, você pode assistir a um dos maiores espetáculos da natureza, que é o magnífico pôr-do-sol sobre o Rio Amazonas, é fantástico, vale apena conferir. 
PARTICIPE, VAMOS VALORIZAR UM DE NOSSOS PRINCIPAIS CARTÕES POSTAIS DE NOSSA CIDADE, VAMOS DAR VIDA A PRACINHA DO RELÓGIO, QUE PRECISA SER REVITALIZADA.
Casau de namorados visitam a praça e se deleitam com as obras expostas na praça
CINEMA NA PRAÇA DO RELÓGIO - Foto Frank Chaves / 04.02.2012
CINEMA NA PRAÇA DESTE SÁBADO NA PRAÇA DO RELOGIO - Eu e Lubek


 

2 comentários:

Léia Oliveira disse...

Muito legal Frank. É muito importante esse resgate cultural que você faz com muito sacrifício em nossa cidade. Seria melhor ainda se você tivesse apoio de verdade, de uma secretaria que pudesse lhe dá suporte.Mas mesmo assim, vc consegue realizar esse projeto tãao bacana.

FARO FINO disse...

Frank primeiramente, parabéns pela sua luta e coragem, fazer algo em Itacoatiara é um grande desafio e um teste para cardíacos. olhei seu blog e adicionei ao meu. parabéns mano velho seus sonhos e lutas não serão em vão, faça e continue fazendo sua parte, se não fores notado pelos que te cercam, Deus peleja por você. Muitas pessoas tem inveja do seu talento, e isso eu conheço na pele. bom trabalho companheiro e vá nessa força se Itacoatiara não corresponder, você nada perde e sim a cidade que deixa de ter um grande homem na vida pública. Não se decepcione com aqueles que dizem ser teu amigo. boa sorte na sua jornada.Ivânio Alencar

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA