domingo, 5 de fevereiro de 2012

Coleta de lixo domiciliar é feita em caçamba descoberta em Manaus

Ao invés de viaturas compactas, onde o lixo é jogado pela parte traseira, o lixo é lançado em carretas a céu aberto


  • No bairro Nova Cidade, caçamba estaria sendo utilizada para coletar o lixo doméstico de moradores do lugar
    FOTO: Júlio Lima/ freelancer
  • Funcionário de empresa coletora de lixo, com sacos de lixo doméstico para colocar na caçamba
    FOTO: Júlio Lima/free lancer
A coleta de lixo domiciliar feita pela empresa Tumpex em alguns bairros de Manaus vem sendo feita em caçambas descobertas. Nesta sexta-feira (03), uma dessas caçambas foi registrada por um morador do bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus.
Segundo o pedagogo Júlio Lima, a coleta de lixo em caçamba descoberta (no lugar de uma viatura compacta que recolhe o material na parte traseira) começou a ser freqüente desde janeiro. Ele alertou para o risco sanitário que pode ser causado pela exposição do lixo.
“Já faz mais ou menos duas semanas que o lixo é amontoado nessas caçambas e não no caminhão fechado. Algumas vezes a caçamba está tão lotada que o lixo acaba caindo, ficando no meu caminho porque não colocam nenhuma lona em cima”, disse.
Segundo Lima, alguns funcionários da Tumpex conversaram com ele e disseram que a informação que passam na empresa é que alguns veículos de lixo estão sem manutenção e com problemas mecânicos. Para cobrir a falta dos caminhões que armazenam o lixo adequadamente, a alternativa é substitui-los por caçamba.
O funcionário, segundo Lima, disse que a coleta em caçamba exige muito esforço físico dos trabalhadores, porque é preciso “jogar” o material. “Eu já vi lixo ficando no meio do caminho. Muitos acabam sendo rasgados pelos animais e ficam espalhados pela rua. Se o carro faz uma manobra mais brusca, parte dos sacos de lixo também cai”, disse o pedagogo.

O portal acrítica.com entrou em contato na manhã desta sexta-feira com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) para saber se o órgão considera correto este tipo de transporte e se a Tumpex tem autorização para coletar lixo em veículos a céu aberto. Quando a resposta da assessoria for enviada ela será publicada nesta matéria.
A empresa Tumpex também foi procurada, mas o gerente de operações, Carlos Salles, não estava no local, segundo informações repassadas por funcionários.
Em Manaus, o lixo domilicar é feito por duas empresas, Tumpex e Enterpa.

Um comentário:

Frank Chaves disse...

Isso porque ainda não viram os caminhões de coleta de lixo de Itacoatiara. Pois os garis não usam nenhum EPI, e não recebem seus direitos trabalhistas a contento, e o lixo é coletado em caçambas velhas. As caçambas dos bairros de Manaus pelo menos tem a tampa basculante traseira, e as nossas nem isso tem, algumas não tem nem iluminação noturna eficiente para evitar acidentes. No inicio desta administração, apareceram por aqui uns caminhões cucas, mas que sumiram da cidade ano passado. E o nosso lixo voltou a ser coletado de forma convencional, naquelas caçambas velhas, sem nenhuma cobertura de lona, nada. Por onde o caminhão vai passando o odor vai espalhando. E o povo Itacoatiara, ao contrário dos de Manaus, vão aturando tudo de bico calado, isso é uma vergonha!

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA