segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Torre da Praça Luiza Valério: Foto Frank Chaves - 02/03/2012
Hoje o Projeto CINEMA NA PRAÇA, fez a sua segunda apresentação na Praça do Relógio, a escolha do local foi resultante de várias sugestões da rede social (facebook), que indicaram a presença do projeto cultural na praça Luiza Valério, onde todos foram convidados para se dirigirem a Pracinha do Relógio, observar suas condições materiais, estado de conservação, ao passo que todos foram convidados a se envolver na luta em prol da conservação do logradouro, que é um dos espaços públicos mais visitados da cidade, onde se pode observar o maior e mais bonito pôr-do-sol sobre o Rio Amazonas.
A experiência foi muito boa, observei que na praça não há lixeiras, o sistema de iluminação é precário, faltam 3 bancos, 3 precisam de reparos, estão sem assento. As grades que contornam a praça estão todas danificadas. Foi colocada uma escada e um poste particular de um barco, dando acesso a praça. Há ausência nos serviços de jardinagem e manutenção. Alias, notamos que o movimento feito na rede social em prol da pracinha, resultou em uma ação básica da Prefeitura, que efetuou a aparagem da grama e uma meia poda. Além de terem consertado a luminária central, localizada na ponta da torre do relógio.
Ficou claro o óbvio, que não existe Relógio na Praça do Relógio, e que seu paradeiro é incerto e desconhecido. Sendo assim, necessária a colocação de um relógio com quatro mostradores na torre, para resgatar o tempo perdido da cidade de Itacoatiara, para que de fato aquela torre e aquela praça, resgatem a sua função social, temporal e real de marcar o tempo e as horas da cidade de Itacoatiara, tal qual o Big bem, marca as horas de Londres, e que é considerado o relógio mais preciso do mundo. Pois o horário de Londres é considerado referência para os demais países, que calculam as horas a partir do horário oficial do meridiano de Greenwich, que passa pela Inglaterra.
Averiguei ainda que na rede social muitas pessoas falam e assumem certas posturas, e que parecem ser coisas que ficam só no mundo virtual, no mundo das idéias, e não no mundo prático, pois muitos comentaram sobre o assunto, as vezes até de forma muito incisiva, mais que na hora de se fazerem presentes, o silêncio e suas ausências tomaram lugar dos seus ímpetos
Na programação especial feita para a Praça Luiza Valério, apresentamos 2 desenhos animados e 2 filmes com pouca presença no primeiro dia (sábado-04/02/12) e no segundo dia (domingo-05/02/12), o publico compareceu em quantidade satisfatória, inclusive com a presença marcante dos motoqueiros, que ficaram assistindo os filmes com suas famílias sobre as motocicletas. Sem contar com o sucesso da exposição coletiva de Artes Plásticas dos artistas itacoatiarenses, que espalhamos em torno da praça. Momento em que muitas pessoas tiveram contato com as obras dos artistas plásticos de Itacoatiara, foi muito legal. E nos motivou a prosseguirmos com o projeto, nas demais praças e espaços públicos de todos os bairros de Itacoatiara.










Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA