Copa 2014: Ministério lista 25 destinos para turistas na Amazônia
Na Amazônia, são 25 destinos escolhidos para incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes.
MANAUS – Quem vier a Manaus ou Cuiabá para os jogos da Copa do Mundo de 2014 não pode deixar de estender a viagem a uma passada pela Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, no Amazonas, ou a Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. É o que sugere uma lista de produtos e destinos compilados pelo Ministério do Turismo para o Mundial de Futebol. A ideia é incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego.Na Amazônia, são 25 destinos: 12 deles no Amazonas e 13 em Mato Grosso. A localização de cada um dos pontos escolhidos segue a regira de estar distante até três horas (via terrestre) ou até duas horas (via aérea) dos palcos do Mundial. Ou seja, um motivo a mais para o turista prolongar a estadia e movimentar o turismo fora das grandes capitais.
Como não poderia ser diferente, os destaques da Amazônia Legal são as opções de ecoturismo. Para os turistas no Amazonas, por exemplo, a pasta lista os atrativos do Porto e do Conjunto Arquitetônico da capital. Mas o turista que quiser mais pode ir a Presidente Figueiredo ou Rio Preto da Eva e conhecer o potencial de aventura da região.
Pouco mais distante, as sugestões podem ser o Festival de Parintins ou os hotéis de selva na região de Iranduba, Autazes, Manacapuru, Altazes, Silves e Itacoatiara. E há mais: o Ministério incluiu Belém no roteiro, por considerar a proximidade de 2 horas de voo e a importância cultural e de patrimônio historio da capital paraense.
Em Mato Grosso, as sugestões são concentradas no Turismo de Aventura e no segmento de negócios, eventos e incentivo do agronegócio. Além de Cuiabá, listam Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Jaciara, Jucimeira e Nobres. Acima de 300 quilômetros de distância e em pouco mais de 1h de viagem estão destinos como Aquidauana, Miranda,
Corumbá, em Mato Grosso do Sul.
De acordo com o Ministério, cada estrangeiro realizará uma média de três viagens pelo Brasil durante o mês da Copa do Mundo. Um total de 600 mil estrangeiros e 3 milhões de brasileiros deverão circular pelo Brasil no mês da Copa. Pela estimativa oficial, o País vai totalizar 7,8 milhões de viagens domésticas no período.
Os municípios selecionados terão preferência na destinação de recursos e no destaque da promoção oficial. Entre campanhas e convênios, o Ministério estima investir R$ 70,5 milhões em 2012. Para a promoção internacional do turismo brasileiro, a expectativa é a de que a Embratur tenha R$ 139 milhões, mesmo valor do ano passado.
O estudo começou há três meses, quando técnicos do MTur e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) promoveram uma oficina de trabalho para definir a matriz de seleção dos destinos e produtos.
Portal Amazônia
Um comentário:
Do jeito que andam as coisas, será que até 2014 a nossa cidade vai estar preparada para receber turistas. A poucos dias um navio cheio de turistas alemães ancorou em frente da cidade de Itacoatiara, e os gringos atravessaram o Rio Amazonas para conhecer Itacoatiara,e não tinha nenhum tipo de serviço de apoio ao turista, não tinha tradutores, guias turísticos, casa de câmbio, em fim, não tinha nada, além das nossas belezas naturais e do nosso centro histórico para bater foto. Desse jeito, como é que vamos preparar a nossa cidade para o turismo, dessa forma estamos é os afugentando em vez de estarmos os atraindo, ISSO É UMA VERGONHA!
Postar um comentário