segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Férias em Manaus: conheça pontos turísticos da cidade

História, cultura e diversão formam um mix de alternativas para turistas e moradores da capital.

MANAUS – Conhecer, desvendar, redescobrir. Manaus é uma cidade repleta de atrativos culturais e naturais, muitas vezes desconhecidos dos próprios moradores. O portalamazonia.com convida você a apreciar mais da capital do Amazonas e seus 342 anos. História, cultura e diversão em pontos turísticos variados formam um mix de alternativas. Conheça alguns pontos turísticos da cidade de Manaus:
Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Teatro Amazonas
O Teatro Amazonas é o mais importante edifício histórico de Manaus, não somente pelo valor arquitetônico, mas principalmente pela importância histórica. Já passou por diversas reformas e hoje é considerado o cartão-postal da cidade, conhecido mundialmente pela arquitetura imponente.

Veja galeria de imagens
Durante todo ano, o teatro transforma-se em casa de espetáculos, sendo palco de vários festivais como o Festival Amazonas de Ópera, Festival de Teatro da Amazonas, Festival de Dança do Amazonas e o Amazon Film Festival. Os eventos atraem artistas de várias partes do País e do mundo, além de turistas interessados em conhecer a cultura da região.

Horário de Funcionamento:
O Teatro está aberto para visitação de segunda à sábado, das 09 às 16 horas, com guias de turismo poliglotas.


Localização:
Rua Tapajós, s/n, Centro, Cep 69.025-140- Praça São Sebastião

Informações:
(92) 3622-2420

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Parque Municipal do Mindu
Com 33 hectares de biodiversidade, o Parque Municipal do Mindu é uma das quatro Unidades de Conservação presentes em Manaus. Localizado há 15 minutos do centro da cidade, é vitrine das espécies da flora, fauna e outros elementos do ecossistema amazônico.

Veja a galeria de imagens
O Parque do Mindu foi criado a partir de um movimento popular em 1989, dos moradores do Conjunto Castelo Branco e adjacências, no bairro Parque Dez de Novembro, como forma de proteger o habitat do Sauim-de-Manaus, primata considerado o mascote da cidade. Dentre os atrativos do Mindu, estão a biblioteca – com acervo de 2.000 livros – e as trilhas.
Horário de funcionamento:
De terça-feira a domingo, das 8:00 às 17:00hs.

Informações:
3236-7702

Localização:
Av. Grande Otelo, 600, Parque 10

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Zoológico do CIGS
O zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), em Manaus, possui 36 mil metros quadrados e abriga mais de 200 animais de 56 espécies. Em 1999, o local passou por uma reforma completa, tendo sua estrutura ampliada por meio de parceria do Exército, governo do Estado e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
O zoológico, administrado pelo Exército, apresenta exemplares da fauna amazônica. Mamíferos, aves, répteis e quelônios fazem parte das espécies encontradas no lugar. Há ainda bichos em risco de extinção como o macaco aranha do peito amarelo.

Veja a galeria de imagens
Horário de Funcionamento:
Terça/Domingo, 9h30 às 16h30.

Informações:
(92) 3625-2044.

Localização:
Estrada da Ponta Negra, 750 – Bairro: São Jorge.

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Palácio Rio Negro
O Centro Cultural Palácio Rio Negro, espaço cultural e histórico de Manaus, foi construído no início do século XX, em estilo eclético, para ser residência particular do comerciante da borracha,  alemão Waldemar Scholz. Em 1917, foi adquirido pelo governo  para tornar-se sede do Poder Executivo e residência do governador, permanente como palácio de despachos até abril de 1995.

Veja a galeria de imagens do Palácio Rio Negro
A partir de novembro de 2000, o Palácio passou a servir de polo para outros espaços culturais, agregando ao seu redor o Museu-Biblioteca da Imagem e do Som do Amazonas, o Museu de Numismática Bernardo Ramos, a Pinacoteca do Estado, o Cine-Teatro Guarany e o Espaço de Referência Cultural do Amazonas.
Horário de Funcionamento:
Terça a Sexta, 10h às 17h; Sábado e Domingo, 14h às 18h.

Informações:
(92) 3232-4450

Localização:
Av. Sete de Setembro, s/n Centro

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Palácio da Justiça
O Palácio da Justiça, inaugurado em 1900, foi erguido sobre uma área elevada, e protegido por um espesso muro com balaustradas, na avenida Eduardo Ribeiro, a principal artéria da região central da cidade.

Veja a galeria de imagens do Palácio da Justiça
O prédio fez parte do plano de monumentalização da cidade, traçado pelo governador Eduardo Ribeiro que, em 1893, desapropriou o terreno e no ano seguinte assinou o contrato de construção com a firma Moers & Morton. A obra, porém, foi concluída por José Gomes da Rocha, no governo de Ramalho Júnior.
O interior desta construção da Época Áurea da Borracha do Amazonas, tal como o Teatro Amazonas, apresenta uma profusão de ornamentos, que misturam elementos de variados estilos. O aspecto barroco do ambiente interno apresenta contraste acentuado com uma fachada sóbria e austera.
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta-feira, das 8 horas ate às 15 horas.

Localização:
Av.Eduardo Ribeiro, s/n Centro


Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Ponte Benjamim Constant
Construída no Governo do Eduardo Gonçalves Ribeiro, como símbolo de inovação tecnológica trazida pelos ingleses no final do século 19 a ponte Benjamim Constant possui estrutura metálica, sistema estrutural em treliça. Os pilares formados por diâmetros e anéis variados sustentam a obra centenária.

Veja a galeria de imagens
A ponte foi restaurada mantendo todas as características do projeto original com reforço estrutural que permitirá o trânsito de veículos leves e pesados. Nas cabeceiras da ponte que liga os bairros Cachoeirinha e Educandos, estão sendo construídas duas passagens inferiores, com alças viárias que farão a ligação para os bairros adjacentes.
Localização:
Rua Ramos Ferreira, 7 de Setembro e Av. Beira Rio

Foto: Semcom/Divulgação

Praia da Ponta Negra
A praia da Ponta Negra, no rio Negro, em Manaus, localizada a 13 quilômetros do centro da cidade é um dos principais pontos turísticos da capital amazonense. A Ponta Negra, interditada para reformas desde 2010, abriu a primeira etapa de obras com 670 metros lineares do novo calçadão, cinco jardins com espécies nobres e raras da flora amazônica, anfiteatro reformado, além de três mirantes e um espelho d’água.
Entre as novidades está o aterro de parte da orla com mais de 1 milhão de metros cúbicos de areia. O objetivo: permitir haver praia durante todo o ano. O Anfiteatro da Ponta Negra, na altura da praia, fazendo divisa com o calçadão, possui com capacidade para 15 mil pessoas. Importantes eventos artísticos são realizados no espaço, com a participação da população.

Acompanhe o Portal Amazônia

Um comentário:

Frank Chaves disse...

GOSTARIA TAMBÉM DE VER A MINHA CIDADE PREPARADA E FAZENDO PARTE DO ROTEIRO TURÍSTICO DO ESTADO, POIS TEMOS BELEZAS NATURAIS, EXCELENTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL,SÓ FALTA...

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA