quarta-feira, 14 de maio de 2014

Governo restaura e entrega a populacão amazonense, a Escola Estadual Carvalho Leal, tradiconal escola do bairro da Cachoeirinha.




Nesta quinta-feira, 15, às 10h, o governador José Melo de Oliveira vai reinaugurar, em Manaus, a Escola Estadual Carvalho Leal. Localizada na rua Borba, no bairro Cachoeirinha (zona Sul) a construção foi inteiramente reformada ganhando novos espaços para melhor atender ao público.

Orçada em R$ 963 mil, a reforma viabilizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) contemplou a escola com serviços de restauro, além da construção de novos ambientes, tais como auditório, sala de reforço e novo espaço para o desenvolvimento das atividades do Projeto Jovem Cidadão.

Iniciada em novembro de 2013 em caráter emergencial – por conta de prejuízos ocasionados por um forte temporal que atingiu o bairro da Cachoeirinha naquele período do ano – a reforma também assegurou à escola uma nova estrutura elétrica e hidráulica, além da substituição completa da cobertura (telhado) da instituição.

Conforme o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, o governo do Estado não mediu esforços para assegurar à comunidade escolar do bairro da Cachoerinha e áreas adjacentes um maior conforto e novos espaços para a execução das atividades e serviços escolares. “Tanto em Manaus quanto no interior do Amazonas estamos viabilizando novas construções para ampliar a rede e também reformas de prédios escolares para assegurar um atendimento de melhor qualidade aos nossos alunos”, citou o secretário.

Pertencente à Coordenadoria Distrital de Educação 1, a escola atenderá com uma estrutura mais confortável o total de 513 alunos do ensino fundamental (séries iniciais e finais) e ‘Projeto Avançar’ níveis 2, 3 e 4. De acordo com a Coordenadoria 1 os alunos matriculados serão atendidos em calendário especial não acarretando prejuízo educacional.




Histórico

Tradicional unidade de ensino da cidade de Manaus, a escola estadual Carvalho Leal foi criada por meio do Decreto de nº 74 de 27 de dezembro de 1926. A escola recebeu o nome de Carvalho Leal em homenagem ao republicano Domingos Teóphilo de Carvalho Leal, nascido em São Luís do Maranhão em 1854. 
http://www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/proj_arquitetonicos/fotoAmp/PL126.jpg
Planta original da Escola
A inauguração da unidade de ensino, naquela época denominada de ‘Grupo Escolar’, ocorreu no dia 1º de janeiro de 1927, instalado na Chácara Affonso de Carvalho (situada àquele momento à Rua Codajás, hoje bairro Cachoeirinha), que precisou ser reconstruída e adaptada pela administração estadual.

A construção da atual sede da Escola Estadual Carvalho Leal, na Rua Borba, foi iniciada em 1948 e inaugurada no ano seguinte, em 5 de setembro.

A escola tem como patrono Domingos Teóphilo de Carvalho Leal. Natural de São Luís do Maranhão, Carvalho Leal iniciou seus estudos primários em sua cidade natal e concluiu o Secundário no Rio de Janeiro.

Para continuar os estudos seguiu para Suíça onde se graduou em Filosofia e Belas Artes na Universidade de Zurique. Ao retornar ao Brasil, em 1879, morou em Belém do Pará e dedicou-se à divulgação dos ideais republicanos.

Em 1880 transferiu-se para a capital amazonense. Nove anos depois participou da fundação do Clube Republicano do Amazonas, que mais tarde tornou-se o Partido Democrático.

Carvalho Leal foi o único civil a compor a Junta Governativa Provisória do Estado do Amazonas, instalada em 21 de novembro de 1889.


Portal do Holanda

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA