O
nivelamento acadêmico é parte do projeto intitulado Tecnologias de
Gestão como Instrumento de Inovação Tecnológica na Gestão Universitária
com Foco na Retenção, coordenado pelo Técnico Administrativo em Educação
(TAE), Firmino Rosas.
A iniciativa conta com o apoio de
monitores do Programa Institucional de Apoio Pedagógico (PIAP) e
professores do ICET permitindo que os novos alunos tenham um primeiro
contato com as áreas escolhidas, estudando inicialmente matemática,
estatística, física, química, pré-cálculo e lógica, disciplinas estas,
que normalmente, são consideradas mais difíceis para os iniciantes.
Melhorar a ‘base’ de conhecimento dos
calouros, é que afirma a monitora Bruna dos Santos. “Percebemos por
experiência própria, que disciplinas que são pré-requisitos, apresentam
um índice alto de retenção acadêmica, nossa intenção é fundamentar bem
os alunos nessas disciplinas consideradas chaves e minimizar as
reprovações”, explicou.
A oferta do curso de nivelamento tem
como objetivo contribuir para o aprendizado dos novos acadêmicos, que
iniciarão suas aulas em novembro deste ano e visa relembrar alguns
assuntos do ensino médio necessários para uma boa fundamentação e melhor
aproveitamento das disciplinas no curso de graduação.
O calouro de Química Industrial João
Pedro Gomes que antecipou sua vinda de Belém para cursar o nivelamento
afirma estar animado com a estrutura que encontrou. “Tenho visto uma
estrutura muito boa, eu já pesquisei algumas coisas em relação ao meu
curso, sobre matriz curricular, bolsas que a Universidade oferece,
pretendo aproveitar bastante o nivelamento, estudar muito, não reprovar e
formar no tempo mínimo do curso”, comentou.
Segundo Firmino, com o projeto os alunos
se ambientam mais rapidamente ao meio acadêmico. “Os alunos expressam
que o projeto está contribuindo e vai contribuir com a vida acadêmica
quando seus cursos começarem, porque puderam se aclimatar ao ambiente
universitário”, contou.
Com as ações vislumbra-se minimizar um
dos grandes problemas da Universidade garante Firmino, “nós almejamos
com isso obter resultados que venham a minimizar o problema da retenção,
enxugando o tempo de ciclo na formação de recursos humanos”, finalizou.
Fonte: Comunicaçãoo ICET
Nenhum comentário:
Postar um comentário