Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor,
segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o
conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os
outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da
sociedade”.1 Em Roma, na língua latina, seu antepassado etimológico tinha o sentido de “agricultura” (significado que a palavra mantém ainda hoje em determinados contextos), como empregado por Varrão, por exemplo.2
Cultura é também associada, comumente, a altas formas de manifestação
artística e/ou técnica da humanidade, como a música erudita europeia (o
termo alemão “Kultur” – cultura – se aproxima mais desta definição).3 Definições de cultura foram realizadas por Ralph Linton, Leslie White, Clifford Geertz, Franz Boas,
Malinowski e outros cientistas sociais. Em um estudo aprofundado,
Alfred Kroeber e Clyde Kluckhohn encontraram pelo menos 167 definições
diferentes para o termo cultura.4
Por ter sido fortemente associada ao conceito de civilização
no século XVIII, a cultura muitas vezes se confunde com noções de:
desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamentos de
elite. Essa confusão entre cultura e civilização foi comum, sobretudo,
na França e na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX, onde cultura se
referia a um ideal de elite.3 Ela possibilitou o surgimento da dicotomia (e, eventualmente, hierarquização)
entre “cultura erudita” e “cultura popular”, melhor representada nos
textos de Matthew Arnold, ainda fortemente presente no imaginário das
sociedades ocidentais.5
Diversos sentidos da palavra variam consoante a aplicação em determinado ramo do conhecimento humano.
- Agricultura – acepção original do termo cultura, que se refere ao cultivo da terra para produção de espécies vegetais úteis ao consumo do homem.2
- Ciências sociais - Do ponto de vista das ciências sociais (isto é, da sociologia e da antropologia), sobretudo conforme a formulação de Tylor, a cultura é um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais artificiais (isto é, não naturais ou biológicos) aprendidos de geração em geração por meio da vida em sociedade.6 Essa definição geral pode sofrer mudanças de acordo com a perspectiva teórica do sociólogo ou antropólogo em questão. De acordo com Ralph Linton, “como termo geral, cultura significa a herança social e total da Humanidade; como termo específico, uma cultura significa determinada variante da herança social. Assim, cultura, como um todo, compõe-se de grande número de culturas, cada uma das quais é característica de um certo grupo de indivíduos”7 Enquanto a definição de Tylor é muito genérica, podendo causar confusão quando se propõe uma reflexão mais aprofundada do que é cultura, outras definições são mais restritivas. Os autores debatem se o termo se refere mais corretamente a ideias (Boas, Malinowski, Linton), comportamentos (Kroeber) ou simbolização de comportamento, incluindo a cultura material (L. White).8 Vale lembrar que, em algumas concepções de cultura, o comportamento é apenas biológico, sendo a cultura a forma como esse conjunto de fatores biológicos se apresentam nas sociedades humanas. Em outras concepções (como onde cultura é entendida como conjunto de ideias), cultura exclui os registros materiais dos homens como tais da classificação (ex. um sofá ou uma mesa não seriam “cultura”) – posição fortemente criticada por White.
- Filosofia - cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural. Por seu turno, em biologia uma cultura é normalmente uma criação especial de organismos (em geral microscópicos) para fins determinados (por exemplo: estudo de modos de vida bacterianos, estudos microecológicos, etc.). No dia-a-dia das sociedades civilizadas (especialmente a sociedade ocidental) e no vulgo costuma ser associada à aquisição de conhecimentos e práticas de vida reconhecidas como melhores, superiores, ou seja, erudição; este sentido normalmente se associa ao que é também descrito como "alta cultura", e é empregado apenas no singular (não existem culturas, apenas uma cultura ideal, à qual os homens indistintamente devem se enquadrar). Dentro do contexto da filosofia, a cultura é um conjunto de respostas para melhor satisfazer as necessidades e os desejos humanos. Cultura é informação, isto é, um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que se aprende e transmite aos contemporâneos e aos vindouros. A cultura é o resultado dos modos como os diversos grupos humanos foram resolvendo os seus problemas ao longo da história. Cultura é criação. O homem não só recebe a cultura dos seus antepassados como também cria elementos que a renovam. A cultura é um fator de humanização. O homem só se torna homem porque vive no seio de um grupo cultural. A cultura é um sistema de símbolos compartilhados com que se interpreta a realidade e que conferem sentido à vida dos seres humanos.
- Antropologia - esta ciência entende a cultura como o totalidade de padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano. Segundo a definição pioneira de Edward Burnett Tylor, sob a etnologia (ciência relativa especificamente do estudo da cultura) a cultura seria "o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade". Portanto corresponde, neste último sentido, às formas de organização de um povo, seus costumes e tradições transmitidas de geração para geração que, a partir de uma vivência e tradição comum, se apresentam como a identidade desse povo.
O uso de abstração
é uma característica do que é cultura: os elementos culturais só
existem na mente das pessoas, em seus símbolos tais como padrões
artísticos e mitos. Entretanto fala-se também em cultura material
(por analogia a cultura simbólica) quando do estudo de produtos
culturais concretos (obras de arte, escritos, ferramentas, etc.). Essa
forma de cultura (material) é preservada no tempo com mais facilidade,
uma vez que a cultura simbólica é extremamente frágil.
A principal característica da cultura é o chamado mecanismo adaptativo: a capacidade de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais rápida do que uma possível evolução
biológica. O homem não precisou, por exemplo, desenvolver longa pelagem
e grossas camadas de gordura sob a pele para viver em ambientes mais
frios – ele simplesmente adaptou-se com o uso de roupas, do fogo e de habitações.
A evolução cultural é mais rápida do que a biológica. No entanto, ao
rejeitar a evolução biológica, o homem torna-se dependente da cultura,
pois esta age em substituição a elementos que constituiriam o ser
humano; a falta de um destes elementos (por exemplo, a supressão de um
aspecto da cultura) causaria o mesmo efeito de uma amputação ou defeito
físico, talvez ainda pior.
Além disso a cultura é também um mecanismo cumulativo. As
modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, de modo
que a cultura transforma-se perdendo e incorporando aspectos mais
adequados à sobrevivência, reduzindo o esforço das novas gerações.
Um exemplo de vantagem obtida através da cultura é o desenvolvimento do cultivo do solo, a agricultura.
Com ela o homem pôde ter maior controle sobre o fornecimento de
alimentos, minimizando os efeitos de escassez de caça ou coleta. Também
pôde abandonar o nomadismo; daí a fixação em aldeamentos, cidades e estados.
A agricultura também permitiu o crescimento populacional de maneira
acentuada, que gerou novo problema: produzir alimento para uma população
maior. Desenvolvimentos técnicos – facilitados pelo maior número de mentes pensantes
– permitem que essa dificuldade seja superada, mas por sua vez induzem a
um novo aumento da população; o aumento populacional é assim causa e
consequência do avanço cultural .
Mudança Cultural
A cultura é dinâmica. Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a
cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em
velocidades distintas nas diferentes sociedades.
Dois mecanismos básicos permitem a mudança cultural: a invenção ou introdução de novos conceitos, e a difusão de conceitos a partir de outras culturas. Há também a descoberta,
que é um tipo de mudança cultural originado pela revelação de algo
desconhecido pela própria sociedade e que ela decide adotar.
A mudança acarreta
normalmente em resistência. Visto que os aspectos da vida cultural
estão ligados entre si, a alteração mínima de somente um deles pode
ocasionar efeitos em todos os outros. Modificações na maneira de
produzir podem, por exemplo, interferir na escolha de membros para o
governo ou na aplicação de leis.
A resistência à mudança representa uma vantagem, no sentido de que
somente modificações realmente proveitosas, e que sejam por isso
inevitáveis, serão adotadas evitando o esforço da sociedade em adotar, e
depois rejeitar um novo conceito.
O 'ambiente'
exerce um papel fundamental sobre as mudanças culturais, embora não
único: os homens mudam sua maneira de encarar o mundo tanto por
contingências ambientais quanto por transformações da consciência social.
Referências
- ↑ (LARAIA, Roque de Barros. Cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006)
- ↑ a b dicionário etimológico.
- ↑ a b Norbert Elias. The Civilizing Process.
- ↑ Kroeber, A. L. and C. Kluckhohn, 1952. Culture: A Critical Review of Concepts and Definitions.
- ↑ Matthew Arnold (1869). Culture and Anarchy (em inglês).
- ↑ A. L. Kroeber. O Conceito de Cultura em Ciência. (1949)
- ↑ Ralph Linton. O Homem, uma introdução à Antropologia, São Paulo, 1943
- ↑ Leslie White, O conceito de cultura (1957)
- ↑ A Whiten, Kathy Schick, Nicholas Toth. "The evolution and cultural transmission of percussive technology: integrating evidence from paleoanthropology and primatology"; Journal of Human Evolution; 57:420-435.
- ↑ Andrew Whiten; "Primate social learning, traditions and culture"; The Evolution of Primate Societies; J Mitani, J Call, P Kappeler, R Palombit, J Silk (ed); Chicago University Press, Chicago, USA
- ↑ A Whiten; "Social learning in apes"; Encyclopedia of Animal Behaviour; M Breed, J Moore (ed); Elsevier Academic Press
- ↑ Clark Spencer Larsen. Acquiring resources and transmitting Knwoledge: got culture?.
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