sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Pec que prorroga ZFM chega ao Congresso, mas pode demorar até dez anos para ser promulgada

A PEC foi assinada no último dia 24, pela presidente Dilma Roussef (PT), na ocasião a inauguração da Ponte Rio Negro, ocorrida na comemoração dos 342 anos de fundação da cidade de Manaus


Solenidade de inauguração da Ponte Rio Negro
Solenidade de inauguração da Ponte Rio Negro (Roberto Stuckert Filho/PR)
 
Chegou, nesta quinta-feira (27/10), ao Congresso Nacional, a mensagem do executivo com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga a Zona Franca de Manaus (ZFM) por mais 50 anos. Contudo, o tempo de espera até sua promulgação,  que dependerá de votações em dois turnos na Câmara e no Senado Federal, pode ser de até dez anos, segundo informações de assessores legislativos.
A PEC foi assinada no último dia 24, pela presidente Dilma Roussef (PT), na ocasião a inauguração da Ponte Rio Negro, ocorrida na comemoração dos 342 anos de fundação da cidade de Manaus. Junto a ela, foi assinada também a Medida Provisória que estende os incentivos fiscais para os municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM): Iranduba, Novo Airão, Careiro da Várzea, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Manacapuru.
A mensagem vai primeiramente à Câmara dos Deputados, onde passará por votação em dois turnos com quórum mínimo de três quintos da Casa, ou seja, 380 deputados. Para a aprovação serão necessários 308 votos favoráveis. Em seguida, ela segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, onde será analisada sua constitucionalidade.
Se o resultado for positivo, cria-se uma comissão especial e, após os debates, ela segue para votação no plenário, também em dois turnos e com quórum mínimo de 49 senadores (3/5 dos 81). Caso haja alteração do projeto que veio da Câmara, por parte do relator da matéria, ele retorna à Câmara para nova análise e votação.
Se for aprovado na íntegra, ele será promulgado em uma sessão conjunta no Congresso, incluindo Câmara e Senado. O tempo de trâmite pode levar de cinco a dez anos, informaram assessores parlamentares em Brasília.

Fonte: Acritica - Colaborou Antônio Paulo *Brasília.

Um comentário:

Frank Chaves disse...

A Dilma assinou a PEC da prorrogação da ZFM e o Projeto de Lei que extende os incentivos fiscais para os municípios integrantes da Região Metropolitana de Manaus, onde está inserida a nossa Itacoatiara. A presidente Dilma, assinou os refer...idos documentos, e pronto, é como tivesse dito, já fiz a minha parte, agora quanto a aprovação, ela sabe e nós sabemos, que não depende dela, depende do crivo do Congresso Nacional, e aí meus amigos, isto significa que as mãos já foram lavadas e o voto dos amazonenses já foi pago. Também é bom esperar a movimentação dos nossos deputados, senadores, do nosso governador e do nosso prefeito. Pois o interior do Amazonas precisa se desenvolver, e não ficar refém dos egoísmos políticos de Manaus e do sudeste do país.
A matéria jornalistica está bem clara, demonstra o trâmite normal da aprovação de um projeto no Congresso Nacional. Fato que pode ser encurtado com um pouco de compromisso e vontade política de nossos legítimos representantes.

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA