terça-feira, 25 de outubro de 2011

Os contra e a favor da extensão dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus para os municípios integrantes da Região Metropolitana de Manaus

Lideres do DEM, PSDB e PSB pontuam problemas em prorrogação da Zona Franca de Manaus

Opositores do governo Dilma, divergem sobre ampliação da ZFM para os municípios da Região Metropolitana de Manaus


Pauderney Avelino afirma que a presidente Dilma está cumprindo o que prometeu na campanha
Pauderney Avelino afirma que a presidente Dilma está cumprindo o que prometeu na campanha (Alexandre Fonseca)

As medidas anunciadas pela presidente Dilma Rousseff em prol da Zona Franca de Manaus gerou polêmica, ontem, entre o ex-prefeito de Manaus Serafim Corrêa (PSB), o deputado federal Pauderney Avelino (DEM) e o ex-senador Artur Neto (PSDB).

Serafim louvou a prorrogação da ZFM por mais 50 anos mas tachou de “presente de grego” a ampliação do incentivos fiscais do modelo econômico para os 13 municípios da Região Metropolitana de Manaus. Segundo Serafim o primeiro presente é muito importante. Mas o segundo é um tiro no pé. Ele cita três pontos como empecilhos.
O primeiro é que não há estrutura para que empresas de grande porte como a Honda se instalem em Municípios como o Manaquiri. “Faltam condições como porto, aeroporto, repartições federais e bancos”. O segundo obstáculo é que essa proposta terá que tramitar no Congresso e certamente será questionada por representantes de outros Estados. “Aí o senador José Sarney vai pleitear que já que pode estender pra uma área tão grande, porque o Amapá que é mais pobre que o Amazonas não pode ter uma Zona Franca Industrial que nem a nossa?”, disse o ex-prefeito em seu blog. Serafim ressaltou ainda que os empresários, pequenos, médios e grandes que vendem de fora da Zona Franca são isentos de impostos, como o IPI, ICMS, PIS e COFINS.
 Com a ampliação da ZFM para a região metropolitana esses empresários terão de pagar esses impostos. “Será que os empresários irão gostar disso? E a população será que vai gostar quando, por exemplo, o tijolo subir o preço a pelo menos 26,25%?”, questionou.

Pauderney Avelino afirmou que a presidente Dilma está cumprindo o que prometeu em campanha.
Questionado quanto à extensão dos benefícios à RMM, o deputado disse que é preciso avaliar a proposta, já que é uma área muito grande. “Honestamente, acho que a área é muito grande e poucos municípios serão beneficiados e provavelmente a Receita Federal, poderá criar dificuldades por conta disso”, afirmou.
Para o deputado a votação do projeto será um pouco complicada, apesar de estar sendo sugerida pelo Planalto; já que o Congresso nunca se mostrou a favor da ZFM. “O Congresso nunca mostrou boa vontade com a Zona Franca de Manaus, então acho que não será muito fácil”, disse Pauderney.

Para Artur Neto, só reformas profundas podem evitar a decadência da ZFM. “Temos que investir em tecnologia e infraestrutura. Estamos perdendo competitividade. Pernambuco já é polo de duas rodas. Os tablets beneficiaram São Paulo e Centro-Sul. E tivemos ataque sério ao nosso polo de celulares com a aprovação de decretos do Ministério do Desenvolvimento”, disse o ex-senador.  (fonte: acrítica)










fonte: 
acritica.uol.com.br/manaus/Manaus-Amazonas-Amazonia-Lideres-DEM-PS...
25 de out de 2011

* Bom, pelo menos o Arthur Neto não é contra a ampliação dos incentivos para o interior. Isto significa que os demais estão todos contra o desenvolvimento do interior e principalmente de Itacoatiara que está a míngua. Espero que o Povo não tenha memória curta e esqueça daqueles que atravancam o desenvolvimento da Velha Serpa e das demais cidades do interior, em particular, dos municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Manaus, a saber: Itacoatiara, Iranduba, Novo Airão, Careiro da Várzea, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Manacapuru. Vamos tomar nota disso, e fazer uma grande cruzada em favor e na defesa do desenvolvimento do interior e marcar bem a cara de todos esses que são travam o desenvolvimento do interior do Amazonas.


* Frank Chaves

Um comentário:

Frank Chaves disse...

Enquanto Manaus comemora a ampliação dos incentivos ficais da Zona Franca por mais 50 anos. Itacoatiara e os demais municipios integrantes da RMM, que deveriam estar comemorando também a extensão dos incentivos fiscais para seus município, já começam a provar do veneno dos politicos contrários ao seu desenvolvimento, ISSO É UMA VERGONHA !

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA