segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Empresas privadas de Itacoatiara geram 3,8 mil vagas - Só falta a Prefeitura fazer a sua parte

Obras na cidade de Itacoatiara geram 3,8 mil vagas

 
Nos primeiros oito meses desse ano, o município fechou com saldo de 1.083 empregos, ou resultados das contratações com o número de desligamentos, de acordo com os dados do Ministério do Trabalho
Número de assalariados com carteira assinada em Itacoatiara cresceu 9,32%. Foto: Raimundo Valentim Número de assalariados com carteira assinada em Itacoatiara cresceu 9,32%.
Itacoatiara - Os projetos de infraestrutura e  habitacionais abrem frentes de obras em Itacoatiara com 3,8 mil vagas e transformam o município no segundo maior gerador de empregos, atrás apenas de Manaus.  De janeiro a agosto de 2011, as vagas formais cresceram 22,3%, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
A situação mudou em relação há cinco anos, quando o município amargou queda de 16,2% na geração de empregos. Depois de obter o segundo melhor desempenho em 2010, Itacoatiara mantém, este ano, o ritmo de crescimento do estoque de empregos com carteira assinada, ou o saldo das contratações em relação aos desligamentos.
O prefeito da cidade, Antônio Peixoto, explica que o aquecimento do mercado de trabalho é decorrente da realização de empreendimentos executados por quatro empresas. No município estão em andamento a construção de um terminal de reserva de combustível, a realização do serviço de geoprocessamento feito a pedido da Petrobras, as obras do Linhão de Tucuruí e a construção de conjuntos habitacionais. As atividades estão sendo realizadas, na ordem, pelas empresas Equador Log, Georadar, Tabocas e Metro Quadrado.
Nos primeiros oito meses desse ano, o município fechou  com saldo de 1.083 empregos, ou resultados das contratações com o número de desligamentos, de acordo com os dados do Ministério do Trabalho. A expectativa, segundo Peixoto, é encerrar 2011 com a manutenção de 1.200 postos de trabalho formais, crescimento de 230%  em relação ao ano passado.
Serviços, indústria de transformação e comércio são setores com maior demanda de empregos.  Nos últimos 12 meses, o município foram admitidos 2.725 trabalhadores e 1.541 desligados, resultando em um saldo positivo de 24,9%.
O otimismo é baseado na expectativa da geração de mais empregos pelas empresas instaladas, que irão atuar no município por no mínimo dois anos, segundo Peixoto. “A previsão é que somente a Georadar chegue a abrir, em todo o processo, entre 600 e 700 postos de trabalho com um canteiro de obras”, afirmou. Com as atividades iniciadas em maio deste ano, a empresa ficará na cidade até março de 2013. “Isso é o que diz o primeiro contrato, mas a nossa esperança é que a empresa fique mais tempo”, disse.
Habitações
Atuando no município desde o fim do ano passado, a construtora e incorporadora Metro Quadrado irá construir na cidade 1.250 unidades habitacionais, segundo o Antônio Peixoto. “Desse total, 250 são de um condomínio particular e as outras mil fazem parte do ‘Campo Bello’, empreendimento que pode ser financiado pelo programa ‘Minha Casa, Minha Vida’”, afirmou.
Contratada pela Petrobras para executar ecografia do solo em uma faixa que vai de Itacoatiara até Urucará, a Georadar contratou 1.600 trabalhadores. De acordo com o gerente geral do projeto, Donizete Camargo, desse total, 550 ocupam cargos como motorista, encarregado, cozinheiro e técnicos, sendo 430 da região e o restante de outras partes do País. Do Amazonas foram selecionados em Coari, Tefé,  Carauari, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Nova Olinda do Norte, Autazes e Manaus.
Somente em Itacoatiara, a empresa preencheu 180 postos de trabalho em funções como técnico em enfermagem e segurança, motorista, cozinheiro, zelador e operador de motosserra. Desde o início até hoje, 350 saíram da empresa por inadaptação, segundo Camargo. “Essa rotatividade está ocorrendo porque essas pessoas pedem pra sair porque não suportaram o confinamento, já que é preciso ficar 15 dias trabalhando e 15 de folga, algumas vezes tendo que acampar no mato”, explicou.
Segundo o gerente, há a possibilidade de aumentar o quadro de auxiliares e até de expandir o tempo de permanência. “Tudo vai depender se a Petrobras quiser maior nível de detalhamento”.
A petroleira  tem autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para explorar o subsolo da área.
Linha de transmissão de Tucuruí abre oportunidades
A Tabocas está trabalhando desde fevereiro passado, na construção civil e montagem eletromecânica de parte da linha de transmissão que ligará a usina hidroelétrica de Tucuruí, no Pará, até Manaus. A empresa deve abrir até 1.300 vagas para executar uma das fases da empreitada, que no Amazonas vai atravessar os municípios de Nhamundá, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Silves e Rio Preto da Eva.
“Temos um quadro de aproximadamente  mil funcionários na obra em localidades como Silves, Itacoatiara, Rio Preto da Eva e Manaus”, informou o gerente administrativo Donato Tostes. Segundo o executivo, a  previsão é que a demanda alcance 1.300 trabalhadores, sendo 300 de Itacoatiara e comunidades vizinhas.
A obra de R$ 1,3 bilhão vai integrar o parque energético do Amazonas ao Sistema Interligado Nacional. No Amazonas e Pará, a terá da linha de transmissão de 558 quilômetros. Somente no município de Itacoatiara, o linhão terá 178 quilômetros de extensão.
Entre as diferentes áreas de atuações dos empregados no empreendimento estão engenheiros, médicos e pessoal do setor administrativo. “Para funções de campo como serventes, pedreiros, soldadores, montadores e mecânicos foram recrutados principalmente pessoas com baixa escolaridade”, disse.
Após o término da obra, previsto para maio de 2012, alguns dos contratados terão uma oportunidade. “Muitos funcionários que se destacarem serão convidados a continuar na empresa em novas regiões do Amazonas ou do Brasil”, afirma Tostes.
Equador Log faz tancagem e um porto
A Equador Log toca a primeira etapa da construção de uma base de tancagem para armazenar combustíveis e de um porto. De acordo com engenheiro e gerente da obra, Silvio Lobo, a empresa abriu 240 empregos diretos e cerca de 400 indiretos somente nesta primeira fase de operação.
 “Aproximadamente 90% da mão de obra é local, alguns trabalhadores de atividades mais qualificadas vieram do Recife”, disse. Para trabalhar nos setores de tanque, civil e tubulação foram empregados profissionais como soldadores, engenheiros, mestres de obras, encarregados, pedreiros, carpinteiros, ferreiros e eletricistas.
Iniciada em julho do ano passado, a primeira fase tem previsão de conclusão em agosto do próximo ano, informa o engenheiro.
A equipe comandada por Lobo tem a missão de construir dez grandes tanques com capacidade de 5 milhões de litros, um de 10 milhões e outros dois menores de 2 milhões de litros de combustíveis.
“O porto e suas ligações ficarão prontos já nessa primeira etapa, a segunda fase do parque de tancagem ainda não tem previsão para começar”, afirmou.


Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA