quarta-feira, 5 de outubro de 2011

EM TERRA DE CEGO, QUEM TEM UM OLHO É REI



O povo quer saber, quem é que está recuperando o local  que desmoronou na orla de Itacoatiara, e quem é o responsável e vai se reponsabilizar pela integridade física dos usuários do lugar.

Nunca, antes na história de Itacoatiara, pudemos assistir a recuperação de uma obra tão rápida. Pois neste domingo parte da base de apoio do muro de contenção da orla de Itacoatiara desabou. Ainda bem que ninguém se machucou, mais, o que nos chama a atenção, foi a rapidez em que chegou uma balsa cheia de material de construção e operários para reverter o quadro. Pois no dia seguinte do acidente, já tinha uma empresa construtora, cuidando de repor os sacos de areia com cimento no lugar atingido.
O problema é que não apareceu nenhuma placa com o nome da empresa responsável pelo remendo, pela reforma, ou pelo estudo técnico das causas que geraram o desabamento. Não consta também o nome do engenheiro responsável, o valor da obra, a licença da Prefeitura, a autorização do CREA e da Defesa Civil. Até porque, Na noite de domingo (02/10/2011), toda a área foi isolada e na segunda, já amanheceu tudo liberado, nesta terça, tornaram a isolar toda área de novo. A final, porque estão executando a obra sem nenhuma identificação e com essa situação, de que hora fica aberta, hora fica fechada. A final quem é o pai da criança, se alguém souber, por favor nos diga !
Claro que queremos o lugar recuperado o mais rápido possível, mais não de qualquer jeito, sem ninguém se responsabilizar por nada, e se Deus nos livre, de acontecer um acidente maior no lugar, quem vai ser responsabilizado, o responsável pela empresa que construiu a Orla, o engenheiro, o jardineiro, o vigia, o pipoqueiro, pois se não aparecer ninguém como responsável, devemos responsabilizar a Defesa Civil e a Prefeitura de Itacoatiara e a Secretaria Municipal de Obras, pois vão ter que emitir um atestado de segurança do uso do lugar, ou de burrice por não ter responsabilidade com o seu povo e enquadrar a empresa construtora dentro das normas legais e de segurança estabelecidos. Pois quem não pode pagar o pato é a população que fica a mercê da sua própria sorte.
A final, o local já está mesmo a muito tempo abandonado: a cascatinha a mais de um ano que não funciona e está cheia de sujeira, o serviço de limpeza do lugar é caótico, boa parte das luminárias estão queimadas, o gradil está todo desbotado, o serviço de iluminação do jardim, está todo danificado, a tubulação de drenagem está toda avariada, a jardinagem está precisando de reposição e manutenção a muito tempo, várias palmeiras morreram e não foram substituídas, uma das mangueiras morreu, e ficou o seu tronco podre no local, apontando o estado de abandono do lugar. Talvez o tamanho do descaso, esteja incomodando a nossa lendária cobra-grande, que inclusive lá se encontra, e como diz o hino de Itacoatiara, que ficou “A SERPENTE RAIVOSA A VIBRAR” que parte de sua estrutura está desabando, como se estivesse inquieta com a sua própria desventura. Pois eu tenho certeza, que se vivo estivesse o jornalista Agnelo Oliveira, não gostaria de dar esse tipo de noticia sobre a nossa cidade. Apaixonado como era pela Velha Serpa, deveria estar muito triste com o que fizeram, estão e pretendem continuar fazendo com ela e com o seu povo.

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA