domingo, 18 de janeiro de 2015

Ufam, a primeira universidade do país completa hoje 106 anos

Em entrevista Márcia Perales, reitora da Universidade Federal do Amazonas, anunciou que a unidade de Coari irá ganhar um curso de Medicina 

Entrada do campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus
Entrada do campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus (Marcio Silva)
 
Fundada no dia 17 de janeiro de 1909, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Artur Virgílio Filho completa 106 anos hoje. A Faculdade de Direito também está em festa  já que hoje se comemora os 100 anos da formatura da primeira turma de bacharéis. “Na verdade foi no dia 19 de dezembro de 2014 que a Faculdade de Direito de fato completou esses 100 anos da primeira turma formada no Brasil, mas preferimos transferir a comemoração para hoje juntamente com o 106º do aniversário da Ufam”, revelou a reitora da instituição, a professora Márcia Perales.
Sem revelar muitos detalhes, Perales também anunciou que a Unidade da Ufam na cidade de Coari (363 quilômetros de distância de Manaus em linha reta) ganhará um curso de medicina. A reitora ainda enfatizou a importância da instituição para os amazonenses. “A Ufam contribui de inúmeras maneiras, inclusive com as pesquisas. São 40 mil alunos em todo o estado trabalhando em projetos em benefício da sociedade amazonense”. 
Ela ressaltou, ainda, que durante esses 5 anos à frente da instituição, a universidade superou problemas como a falta de energia elétrica, e os casos de furtos. “Conseguimos reduzir bastante esses problemas por meio de investimentos que funcionaram muito bem”, afirma.
Para a reitora, um desafio atual da universidade é a formação de novos doutores. “Por vários motivos as pessoas desistem de realizar o doutorado na Ufam é precisamos do apoio do Governo Federal para solucionar. É importante lembrar que nossa relação com o Governo Federal é a melhor possível”.
 
100 ANOS DIREITO
A faculdade de direito foi a única sem interrupções durante esses 106 anos da instituição. “Graças à faculdade de direito nós somos a universidade mais antiga do Brasil”, reconhece a reitora.
O Diretor, professor Sebastião Gomes faz o convite: “Gostaríamos que todos os ex-alunos, ex-professores, ex-diretores, todos que fazem parte dessa história estejam presentes essa noite, às 18h30, no Auditório Eulálio Chaves”.
De acordo com o diretor, durante a cerimônia os ex-diretores, vice-diretores e professores aposentados da faculdade receberão homenagens e medalhas.
 
OAB
De acordo com a coordenadora da Graduação, professora Marina Araújo, a faculdade de direito não enfrenta muitos casos de desistências ou retenção e seus alunos tem a tradição de serem aprovados com louvor no exame nacional da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB). “Os alunos sabem que se reprovarem em alguma matéria vão demorar para recuperar, por isso, eles estudam e evitam essa situação. Isso faz com que terminem o curso com excelência e no devido tempo”, esclarece.

EM NÚMEROS
Atualmente, 250 estudantes da Ufam estão atualmente em intercâmbio internacional nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Espanha e em Portugal.
Enquanto outros 800 estudantes da Ufam estão em municípios como Coari, Iranduba, São Gabriel da Cachoeira, Caapiranga e Huimaitá, somando 65 projetos em desenvolvimento.

Jornal acrítica -
CYNTHIA BLINK

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA