domingo, 18 de janeiro de 2015

Ozório Fonseca faz belo pronucniamento sobre o caso do amazonense fuzilado por tráfego de drogas

Conheço a Lurdinha Archer Pinto, desde priscas eras e sequer consigo imaginar a grandeza de sua dor, mas esse sentimento de solidariedade humana tem que ser direcionado a todos e, nesse caso, também a um povo que não tolera o desrespeito as suas crenças, suas leis e seu jeito de viver. Por aqui esse episodio triste e lamentável colocou em evidencia duas hipocrisias e uma tristeza:
 
1) a presidente Dilma expos enorme hipocrisia ao pedir clemencia, contrariando suas posições de ...guerrilheira que decidia, com armas na mão e julgamentos pessoais, qual militar deveria morrer. Ou era assim ou não era guerrilheira o que constitui outra farsa em sua vida;
 

2) o direito brasileiro tem como um de seus pilares teóricos o livro "O Contrato social" de Jean-Jacques Rousseau que, entre outras coisas diz; a) "todo malfeitor, atacado o direito social, converte-se pelas suas façanhas em rebelde e traidor da pátria...cessa de ser membro dela ao viciar suas leis..." "Num estado bem regido há poucos castigos, não porque se concedem anistias senão porque ha poucos criminosos". "reconhecido como tal, deve ser, em seu domicilio, afastado pelo desterro, como infrator do pacto, ou pela morte, como inimigo publico, porque tal inimigo não eh uma pessoa moral, eh um homem e então se aplica o direito de guerra que ordena matar ao vencido". CADA ESTADO SOBERANO TEM O DIREITO DE INTERPRETAR ESSE CODIGO NOS MOLDES DE SUA CULTURA.
 

3) a tristeza esta manifesta na solidariedade aos familiares do executado, mas isso não pode incluir uma incitação de desrespeito as leis de um pais. No Brasil o perdão aos criminosos chega ao limite da tolerância máxima e isso faz crescer a quantidade de jovens que morrem vitimas do crime alicerçado nas drogas. O Amazonas deve muito a família Archer Pinto, pela contribuição que deu a imprensa livre com seus veículos "O Jornal" e "Diário da Tarde", que poucos dos comentaristas desse episodio leram, por não terem ainda nascido.
Lamento muito pela perda da Lurdinha e, mesmo que isso não tenha grande significado para ela, envio daqui meu abraço de condolências e meus lamentos pela trágica historia que atingiu sua família.


 
 
 
 

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA