domingo, 2 de agosto de 2015

BASTIDORES DA POLÍTICA - A síndrome do terceiro lugar


Os políticos jovens já experimentaram a ‘síndrome’ do terceiro lugar,

Na arena da política partidária para 2016 espera-se novamente a ‘renovação’ de lideranças na eleição do prefeito de Manaus, que até 2012 não aconteceu. Os políticos jovens como Rebecca Garcia, Hissa Abrahão, Henrique Oliveira e Marcelo Ramos já experimentaram a ‘síndrome’ do terceiro lugar, que a cada ano troca de nome. Mesmo tendo partido próprio, acabam ficando ‘sem lastro’ para navegar no mar das coligações. Eles têm esbarrado no obstáculo das articulações dos velhos caciques, que na hora de ‘construir’ candidaturas levam a melhor pela experiência.

Os pré-candidatos desenham suas possibilidades e acompanham as mudanças com lupa e ouvidos atentos. Nesse período qualquer brisa pode mudar a ‘nuvem’ política e transformar sonhos em pesadelos. Quem está sem partido ou que não tenha cacife para ‘segurar’ seu partido, terá de disputar uma vaga de vereador.

DATA DA ELEIÇÃO

O calendário eleitoral para 2016 começa efetivamente amanhã, quando o Pleno do TSE retorna do recesso do meio do ano já para analisar as primeiras decisões relativas ao pleito municipal. Entre elas a data das eleições, que possivelmente será no dia 2 de outubro, o primeiro turno e no dia 30 de outubro o segundo turno. O prefeito Arthur Neto ainda terá direito à reeleição, mas se a Câmara não mudar a regra da minirreforma aprovado pelo Senado, em março, os vereadores não terão direito a coligação nem coeficiente eleitoral, e os eleitos serão os que tiverem mais votos.

A PAUTA DO TRE

Aqui no Amazonas, o TRE também reabre as sessões do Pleno amanhã. Alguns processos estão na ‘agulha’ para serem pautados no semestre, entre eles os remanescentes da disputa eleitoral de 2012 e do ano passado. Para mexer com os nervos, a disputa entre Ronaldo Tabosa e Glória Carrate por uma vaga de vereador de Manaus; a disputa entre o senador Eduardo Braga e o governador José Melo, o chamado ‘terceiro turno’; a possibilidade de reabertura das contas rejeitadas do ex-deputado Sabino Castelo Branco.

BI X CURSINO

O deputado Bi Garcia é o candidato do prefeito Arthur Neto para a prefeitura de Parintins em 2016. Com a aliança entre a prefeitura de Manaus e o governo cada vez mais fortalecida, Garcia será páreo duro para o ex-vice-prefeito Messias Cursino, candidato do senador Eduardo Braga. Se a coisa virar uma ‘pedreira’, Messias pode desistir e assumir um cargo federal na superintendência de Pesca.

PREFEITA QUASE DEVORADA

Finalmente na semana passada a ‘companheira” Lindinalva, prefeita de Novo Airão, decidiu dar um basta na voracidade do PT. Desde que assumiu a prefeitura, a petista vinha sendo ‘devorada’ pelos companheiros do partido, que lhe tomaram praticamente todos os cargos de confiança na prefeitura. Sem ter como governar, e com a sua reeleição seriamente ameaçada, Lindinalva resolveu trocar o socialismo trabalhista pela social democracia cristã do PSDC. Agora vai rezar para exorcizar a companheirada faminta por cargos.

fonte: Blog do Holanda

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA