sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Os Primórdios do Futebol em Itacoatiara (AM)



Itacoatiara é hoje um dos mais importantes municípios do Amazonas. Com uma população de 100 mil habitantes, a cidade se situa ás margens do rio Amazonas, e é conhecida também pelo nome de velha Serpa. No início do século XX, o município tinha uma população de 12 mil habitantes e era,depois de Manaus,a segunda maior cidade do estado.
Mas, Itacoatiara foi o segundo lugar do Amazonas onde o futebol foi introduzido (o primeiro,como se sabe,foi Manaus). É no ano de 1908 que surge em Itacoatiara uma agremiação chamada “Club Athletic” que ensinava, através de um inglês chamado Hans Pedersen, a prática do futebol aos jovens associados.
Em 1910 existia na cidade um clube chamado Amazonas Football Club, que costumava realizar jogos entre seus sócios na praça 13 de Maio. O 13 de Maio Sport Club foi Fundado no mesmo dia e mês que deu nome ao clube, em 1912. Em 11 de julho de 1912, alunos do Colégio Atheneu deram origem aoAtheneu Football Club.
Mas, é no dia 11 de maio de 1913 que surgia a primeira grande equipe do futebol itacoatiarense: o Sport Club. A agremiação foi fundada por Alfredo Bastos e sua sede localizava-se na Rua Ruy Barbosa. Seu campo oficial era na Praça 13 de Maio e seu uniforme era todo na cor branca.O Sport Club revelou os jogadores Parimé e Pequenino,que fariam parte do Nacional de Manaus.
Ainda no ano de 1913, no dia 1º de dezembro, membros da colônia portuguesa da cidade fundavam o Luso Brasileiro,que seria o primeiro grande rival do Sport Club. Entre seus fundadores estavam Osório Fonseca, Alfredo Ribeiro, Antonio Gomes e Pedro Botelho.
O futebol já estava consolidado no coração da sociedade itacoatiarense, incentivando que mais jovens dessem origem a outras equipes. E foi assim que um outro grupo de rapazes fundava, no dia 13 de maio de 1915, o Aliança Football Club. Suas cores eram o vermelho e branco e seu campo era na Praça Marechal Deodoro.
Já em 1916,um outro grupo de portugueses fundava o Grêmio Sportivo Português, que costumava realizar seus treinos e jogos na praça 5 de outubro. Em 1917 surgia o Ypiranga Football Club, cujas cores eram o azul e branco.
Devido ao grande interesse que a população local já tinha pelo futebol,era fundada, em junho de 1918, aLiga Desportiva Itacoatiarense, que realizou naquele ano o primeiro campeonato de futebol do município, com a participação de 4 clubes: Sport ClubAliança,Ypiranga e Grêmio Português. Em 21 de abril de 1924, surgia um dos principais times de Itacoatiara: o Botafogo Football Club.


Botafogo Football Club, de Itacoatiara (1928)

SPORT CLUB X LUSO BRASILEIRO
Durante o ano de 1914, Sport Club e Luso deram origem á primeira grande rivalidade do município em disputados confrontos que ocorriam na Praça 13 de Maio. O primeiro jogo entre ambos aconteceu no dia 13 de maio de 1914 e terminou com uma vitória do Sport Club por 3 a 0. Por terem os melhores jogadores da cidade, Sport Club e Luso Brasileiro formaram um combinado itacoatiarense que, naquele ano, enfrentou os times de Manaus que visitaram o município.                                                                                                                                                                                                                                               SPORT CLUB X ALIANÇA
Com o aparecimento,em 1915,do Aliança,Itacoatiara viu surgir uma nova rivalidade local. Aliança e Sport Club protagonizaram,de 1915 a 1918, o maior clássico dos primórdios do futebol da velha Serpa. O primeiro jogo entre ambos, aconteceu no dia 13 de maio de 1915 e o Aliança estreou com uma vitória de 2 a 1 frente ao Sport Club. Ainda em 1915, os dois rivais se enfrentaram mais três vezes: duas vitórias do Sport Clubpor 3 a 0, e um empate em 1 a 1.
Já no início de 1916 se registrou um jogo na praça Marechal Deodoro, entre os times reservas dos dois adversários e terminou com uma vitória do Aliança por 2 a 1. Em 1917 houve o registro de outros três jogos:no primeiro,um empate de 1×1.No segundo,uma vitória do Aliança por 2 a 0. E no terceiro,vitória doSport Club por 3 a 2.Todas essas partidas aconteceram na praça 13 de maio.
CONFRONTOS COM OS CLUBES DE MANAUS
Itacoatiara era o lugar do interior preferido em que os clubes de Manaus escolhiam para jogar pois,sabiam os manauenses que aquela localidade interiorana possuía clubes competitivos e bons jogadores. A primeira vez em que um time da capital jogou em Itacoatiara foi no dia 7 de setembro de 1914, quando um combinado manauense perdeu para o combinado itacoatiarense por 3 a 0.
Em novembro do mesmo ano,é a vez do Manáos Sporting chegar na cidade e ganhar do combinado por 2 a 0. Em 1916, o Nacionalcampeão Amazonense, jogava pela primeira vez contra o escrete local e empatava em 1 a 1. Também em 1916,o Rio Negro aportava pela primeira vez na velha Serpa e ganhava do escrete por 1 a 0. Ainda no mesmo ano, Luso e União Sportiva jogavam com o time da casa. O Lusotriunfava por 2 a 0 e a União por 3 a 0.
Em 1917, em outro confronto o Rio Negro bateu o Combinado Itacoatiarense duas vezes: 4 a 0 e 3 a 2. Já o Manáos Sporting realizou uma série de três jogos amistosos com duas vitórias (2 a 0 e 8 a 0) e umempate (2 a 2). Fechando, o América Football Club também realizou uma partida, mas acabou sendo goleado pelo Combinado Itacoatiarense pelo placar de 4 a 0.
O ano de 1918 assinala a visita (novamente) da União Sportiva, que ganhou  dos locais por 1 a 0. Já uma outra pequena equipe manauara, o Funambulesco, também se aventurou pelo município e ganhou por 2 a 1. Em 1919, pela primeira vez, os itacoatiarenses vinham jogar em Manaus. A partida realizou-se no Parque Amazonense e o combinado de Itacoatiara foi goleado pelo Rio Negro por 5×1.
Em 1922 é a vez do Brasil Sport ir á Itacoatiara e jogar duas vezes com o combinado. Acabou perdendo por 4 a 0 e 3 a 1. E, em 1926, o Botafogo Football Club vem pela 1ª vez a Manaus, perdendo para o Nacionalpor 4 a 1 e para o Rio Negro por 2 a 0. Ainda nesse ano,é a vez de outra equipe, o Amazonas, vir á Manaus e perder para o Rio Negro por 3 a 0, no Parque Amazonense.

FONTE: Professor e Pesquisador do Futebol Amazonense, Gaspar Vieira Neto, in: Sérgio MelloAmazonasHistória do Futebol.

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA