segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Portos fluviais recebem investimentos federais, mas estão inoperantes

itacoatiara-porto
Hoje, Dia do Portuário, alguns leitores que trabalham no setor enviaram ao BLOG da FLORESTA reivindicações sobre investimentos federais aos portos de Itacoatiara e Tabatinga. Em Itacoatiara, desde a última reforma em 2006, o porto está inoperante.
No dia 06 de dezembro do ano passado, o governo federal anunciou o Programa de Investimento em Logística: Portos, com recursos de R$ 54,4 bilhões. Ao Amazonas os dois portos, Manaus e Itacoatiara seriam contemplados com o Programa. A questão é, onde foram parar esses recursos? pois não há nada em andamento em Itacoatiara, como nos conta um portuário do local, que acredita que os recursos estão sendo investidos apenas no Porto de Manaus.
"Não temos nada contra o Porto de Manaus e o de Itacoatiara não vai ibterferir em nada, em relação ao de Manaus. Mas precisamos que nosso porto volte a funcionar para atender demandas de Roraima, Rondonia, Porto Velho e Acre", pediu o portuário.

Outra denúncia, foi quanto ao Porto de Tabatinga, inaugurado em março de 2009, pelo então, Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.Na época o porto era noticiado com um dos mais confortáveis e modernos do Brasil, tendo seu valor licitado em 6 milhões, e com os ajustes durante a obra, dobrou seu valor para mais de 12 milhões de reais, porém permaneceu fechado aos usuários por quase 1 ano.

Na última o Ministéro Público Federal(MPF) notificou o Dnit, a apresentar em 10 dias, relatório a cerca das irregularidades encontradas, entre elas, ausência de certificados estatutários, pontos de amarração do flutuante em condições precárias e sistema de fundeio diferente do aprovado em projeto, bem como, envio de documentação comprobatória das informações prestadas a instauração feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).
 
(fonte: Blog da floresta)

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA