segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Dia 6 de janeiro, o dia de Reis e a simpatia das romãs

A FESTA DE REIS E A SIMPATIA DAS ROMÃS

1) No dia de Reis, coloque três caroços de romã dentro da carteira para ter dinheiro durante o Ano Novo.
2) No Dia de Reis, dia 6 de janeiro, pegar uma romã e retirar 3 sementes pedindo aos 3 Reis Magos, Baltasar, Belchior e Gaspar que nesse ano que se inicia você tenha muita saúde, amor, paz e dinheiro.
Deve-se ficar de pé sobre um banquinho. A cada semente mastigada, um pedido e uma tacinha de vinho erguida para cada rei mago e depois bebida, mas as sementes devem ficar na boca até completar a terceira taça.
Depois pegue 3 das nove sementes e guarde num saquinho, papel, o que der. Essas sementes ficarão dentro da carteira para nunca faltar dinheiro. 

Este ano, foz essa simpatia, na casa de minha amiga Lisete Abrahim, juntamente com todos os seus familiares e amigos. Foi muito legal. É algo indescritível, é cultura viva, trazida pelos seus familiares libaneses para a Amazônia, e que a matriarca da família Abrahim, conserva tão honrosa tradição para o nosso tradicional bairro da colônia. Depois desse momento, fomos convidados a participar de uma maravilhosa ceia, bem como, de participar do natalício do Binho, que nos recebeu com sua familia com muita simpatia!



Vale ressaltar que antes do jantar, Dona Lisete fez uma oração e contextualizou sobre a tradição e a crença da festa de reis e da simpatia da romã. Não posso deixar de mencionar que inclusive se vestiu a caráter, com roupa e adereços típicos da cultura Líbanesa, fato que tornou o ambiente contagiante de sua forte crença e de suas energias positivas, foi muito legal mesmo!


Certamente entrei o ano novo com muita festa, e mais presente na vida da minha comunidade. 

Primeiro, na participação da posse do meu amigo Rodrigo e do Adriano, que assumiram a presidência do nosso bairro, depois, participamos do primeiro almoço de confraternização da diretoria, e agora a noite participamos todos, da envolvente festa de reis, realizada na residência da família Abrahim. 

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA