No senso comum, cultura adquire diversos significados: grande
conhecimento de determinado assunto, arte, ciência, “fulano de tal tem
cultura”.
Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da
criação humana. São idéias, artefatos, costumes, leis, crenças morais,
conhecimento, adquirido a partir do convívio social.
Só o homem possui cultura.
Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de
expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria
cultura, o seu modo de vida.
Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.
As funções da cultura são:
- satisfazer as necessidades humanas;
- limitar normativamente essas necessidades;
- implica em alguma forma de violação da condição natural do homem. Por exemplo: paletó e gravata são incompatíveis com clima quente; privar-se de boa alimentação em prol da ostentação de um símbolo de prestígio, como um automóvel; pressão social para que tanto homens quanto mulheres atinjam o ideal de beleza física.
O que é belo numa sociedade poderá ser feio em outro contexto cultural.
Já o conceito de cultura de massa pode ser definido como padrões
compartilhados pela maioria dos indivíduos, independente da renda,
instrução, ocupação etc.
Cultura de massa é produto da indústria cultural, tipicamente de
sociedades capitalistas; refere-se aspectos superficiais de lazer, gosto
artístico e vestuário.
A indústria cultural está sempre “fabricando” modas e gostos, a
cultura de massa só é viável em razão da invenção da comunicação em
massa.
Por: Orson Camargo
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP. Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP. Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Ainda tem a cultura material - É aquela tangível, como prédios históricos, obras de arte, esculturas, e etc.
Cultura imaterial - Aquela intangível, que você não consegue pegar, como o conhecimento do artesão, a reza e prática da benzedeira, a técnica do pescador, a arte do repentista.
Para Geertz, a cultura é pública, não pode ser privada, pertence a criação do coletivo e está repleta de conceitos simbólicos (Frank Chaves)
Para Geertz, a cultura é pública, não pode ser privada, pertence a criação do coletivo e está repleta de conceitos simbólicos (Frank Chaves)
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