quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A vaia e o apaluso e seus significados

Vaia - s.f. Apupo, zombaria, chacota: saiu debaixo de vaia.
Aplauso - s.m. Ato de aplaudir; aprovação, elogio público, louvor. Manifestação de aprovação ou entusiasmo com palmas, vozes, ruídos, consagração. etc.




Sinônimos de Vaia (Vaia: escárnio e trote)
Definição de Vaia

Classe gramatical de vaia: Substantivo feminino
Separação das sílabas de vaia: vai-a
Possui 4 letras
Possui as vogais: a i
Possui a consoante: v
A palavra Vaia escrita ao contrário: aiav
Frase com a palavra vaia

A grande vaia é mil vezes mais forte, mais poderosa, mais nobre do que a grande apoteose. Os admiradores corrompem.
-- Nelson Rodrigues


Exemplos com a palavra vaia na imprensa
Na derrota para o Vasco, por 2 a 0, no fim de semana, a equipe chegou a ser vaiada. O técnico entende a pressão da torcida. "Todos nós somos vaiados. É normal isso. É questão cultural. A vaia não é para A, B ou C", disse. Folha de São Paulo, 05/08/2011
"Temos que ter mais personalidade. Não pode ter medo de vaia da torcida. São grandes jogadores, fico feliz de vê-los jogando. Temos que ter personalidade, mostrar que quem manda em casa é o São Paulo. Sempre converso com eles, temos que acertar isso, quando acertar, acho que vai ser difícil perder em casa", disse o veterano meia. Folha de São Paulo, 01/08/2011


O aplauso (do latim applausus derivado de applaudĕre) é uma expressão humana de aprovação pelo ato de bater a palma de cada uma das mãos uma contra a outra com o fim de produzir seu ruído característico.
Platéias normalmente aplaudem após o fim de espetáculos, como concertos musicais, discursos ou peças de teatro.
Na cultura ocidental, espectadores batem palmas para produzir um ruído constante, tendendo à sincronização natural. Como forma da comunicação não-verbal, o aplauso é um indicador simples da opinião média do grupo e, quanto mais intenso e longo o ruído do aplauso, considera-se maior o sinal de aprovação expresso.


A vaia ou apupo é um ato público de demonstrar desaprovação por alguém ou a alguma coisa, geralmente um artista, em geral com a interjeição "Buu!" pronunciada de maneira prolongada, ou fazendo outros ruídos como vozes de animais. Em casos de extrema desaprovação, a vaia pode ser acompanhada de objetos arremessados no palco, como ovos e tomates.
É provável que as vaias tenham surgido na Grécia Antiga, em que as execuções eram recepcionadas com aplausos ou com vaias, dependendo do gosto do espectador. Atualmente o ato de vaiar é considerado grosseiro e vexatório na maior parte das culturas, embora haja alguns defensores que afirmam que o ato de aplaudir e vaiar pode servir para melhorar a qualidade da interpretação.
Algumas vaias podem ocorrer também com personalidades públicas, não necessariamente artistas. Um caso de grande repercussão no Brasil foi a vaia da plateia ao presidente Lula, na abertura dos Jogos Panamericanos de 2007, bem como a algumas delegações de esportistas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um comentário:

Frank Chaves disse...

A vaia é tão antiga quanto o aplauso, são formas de manifestação popular que o povo utiliza para colocar pra fora a sua aprovação ou o seu descontentamento com relação a ação dos homens públicos. E quem entra nessa área tem que estar preparado para receber qualquer manifestação dos seus súditos. Até porque vaia é pouco, tendo em vista o que as organizações sociais de esquerda já fizeram neste país. Já se pintou a cara para se depor um presidente. Da mesma forma que se aplaudiu de pé, e se aplaudiu muito o Penarol por ganhar o campeonato Amazonense. E até porque penso que estamos em uma democracia, onde a Lei da mordaça não pode ser parâmetro, e a liberdade de expressão é amparada pela Constituição Federal. E por fim, o aplauso e a vaia vivem na espreita do Poder, e quem o ocupa tem que fazer o possível e o impossível para dosar o ânimo do seu público, caso não consiga, minha filha não tem etiqueta social que segure os mais puros sentimentos do povo!

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA