sexta-feira, 16 de setembro de 2011

FRAGMENTOS ARQUEOLÓGICOS ENCONTRADOS NA OBRA DA EMPRESA EQUADOR LOG 



As peças foram analisadas, catalogadas e entregue ao prefeito Antonio Peixoto em seu gabinete.

As peças foram retiradas do sítio arqueológico situado no bairro do Jauary, onde a empresa Equador Log, está construindo um centro de estocagem e distribuição de combustíveis. O material composto por mais de oito mil peças, foi analisado pela empresa Terra Firme Arqueologia, que confirmou características da tradição Polícroma da Amazônia e Incisa Ponteada, que ocorreram entre os séculos IX e XVI, na região do baixo Amazonas até Manaus.

Dentre as inúmeras peças encontradas destacam-se as pedras para afiar pontas de flecha. “Nestes artefatos os indígenas faziam a afiação do bico das flechas ou lanças que geralmente eram de osso ou madeira, utilizadas na pesca”, explicou o arqueólogo Fábio Origuela de Lira, que chamou a atenção para o tipo de pedra usado para fazer o artefato. “Este tipo de rocha não existe na região, ainda não conseguimos descobrir de onde eles traziam este material”, ressaltou.

Outra peça importante e que caracteriza os povos que habitavam a região de Itacoatiara com sua produção cerâmica são as “caretas” ou “carinhas”. “Esta peça é muito importante e tem um significado especial para esta cultura, pois são encontradas gravadas em pedras e confeccionadas em cerâmica, como neste caso”, detalhou. Agora as peças vão ficar na Secretaria Municipal de Cultura – SEMC, enquanto se define a melhor forma de expor os achados arqueológicos a população.

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA