segunda-feira, 12 de setembro de 2011

REAGE ITACOATIARA




Quando fui diretor do Campus Universitário da UFAM em Itacoatiara de 2003 a 2007, me esforcei muito para conseguir montar um curso de Engenharia Naval em Itacoatiara, pois só existe um no Rio de Janeiro e o curso de Bacharelado em Engenharia Naval  da UFPa, Universidade Federal do Pará. Todavia, a burocracia institucional e a falta de visão política da gestão municipal, não foram hábeis o suficiente para apoiar os meus planos e o curso não vingou. E até hoje não existe um curso de Eng. Naval no Amazonas. Essa era a hora de Itacoatiara virar o jogo, pois possuímos o porto grane leiro mais importante do Norte do País e estamos situados na região mais estratégica do ponto de vista da navegação de cabotagem da região amazônica, só falta boa vontade institucional e visão política para entrar na briga e puxar nem que seja uma ponta deste empreendimento para a nossa Velha Serpa. E uma vez que temos o ICET - Instituto de Ciências Exatas da UFAM instalado em Itacoatiara, acho que era a hora de cobrar a fatura e implantar o curso de Engenharia Naval em Itacoatiara e porque não, o Polo Naval do Amazonas, pois temos vocação portuária e não é de agora, desde o início do século XIX o município apresenta-se como um dos principais portos de Importação e Exportação da Região Norte. ACORDA ITACOATIARA! ACORDA MEU POVO! ACORDEM TOMADORES DE DECISÃO, ou vão ficar como sempre estiveram, ficando sentado na  beira do caminho, digo na Orla da cidade a ver os navios passarem, ou seja, a oportunidade de redenção e desenvolvimento passarem esfregando no nosso nariz e não fazermos nada, isso é uma vergonha, vamos reagir cidadãos itacoatiarenses, e deixarmos de ser um povo muito pacato, e cobrarmos mais, muito mais a quem é de direito, de suas promessas e dos votos que levaram daqui. Pois o nosso povo precisa de oportunidade, pois a geografia e a logística fluvial nos é muito favorável, o que está faltando é boa vontade, é bom censo e muita atitude!
Pois tem sido sempre assim, enquanto os representantes públicos do interior ficam plantando abacaxi, a gulosa Manaus, engole tudo sozinha, como se nada e nem ninguém mais existisse além das suas cercanias geográficas. Criaram a Zona Francia para desenvolver e integrar a região, e só desenvolveu e inchou Manaus. Mais recentemente criaram a Região Metropolitana de Manaus, com aparentemente a mesma finalidade, mesmo assim, todo o investimento tecnológico e industrial, continua sempre voltado para a capital. Como pode se desenvolver uma região desta forma, com essa política de faz de conta, com essa visão míope dos nossos tomadores de decisão.
O município de Itacoatiara, justamente por imposição da nossa abençoada posição estratégica, esta sendo caminho do linhão de tucuruí e contemplados com a construção do terminal de petróleo da Equador Log, cujos investimentos estão balizando a infraestrutura do nosso município.  Neste contexto, ainda temos uma promessa da construção de um novo porto multimodal que já estaria com o seu processo licitatória tramitando em Brasília, mas acho que o mesmo vai chegar aqui de canoa, pelo andar da carruagem. É muita falta de sorte, de iniciativa e de amor pela nossa cidade e seu povo. A final Deus nos privilegiou com o melhor lugar do mundo para morar e para o trafego da navegação multimodal, deu-nos um povo ordeiro e trabalhador e infelizmente nos tem dado nos últimos anos, gestores públicos de pouca visão e subservientes ao palácio da compensa. Enquanto tivermos representantes públicos com esse perfil, vamos continuar sendo apenas “porto de lenha e nunca seremos Liverpool”, parafraseando o cantor amazonense Torrinho, que  sabiamente traduziu em sua emblemática musica, o rastro histórico do período áureo da borracha  no Amazonas, que com a queda da economia gomífera, deixou Manaus e os demais portos da Amazônia em verdadeiro estado de abandono, de inércia e pobreza generalizada, e Itacoatiara se insere neste contexto. Mas nós unidos, todos os itacoatiarenses valorosos estamos convidados a reagir a esse descaso e alavancarmos a nossa cidade rumo ao desenvolvimento, reencontrando o seu próprio destino que é: CRESCER, VIVER e REINAR!

2 comentários:

Jadilson Ataíde disse...

Caro Frank, o curso de bacharelado em engenharia naval no Pará é na UFPa, Universidade Federal do Pará e nao no CIABA. Este último oferece curso de oficial mercante em náutica e máquinas.
Jadilson Ataíde

Frank Chaves disse...

Obrigado pela informação Jadilson, vou corrigir a matéria.

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA