quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ENQUANTO OS CÃES LADRAM, A CARAVANA PASSA!


Veja a disparidade entre a quantidade de cursos oferecidos para Itacoatiara e Parintins no Edital do Vestubular da UEA/2011. Aí o pessoal do outro lado, quer que fiquemos calados com uma situação dessa! Façam-me o favor, cadê o prestígio do nosso prefeito com o governador e com o atual Reitor da UEA que é do PT. Enquanto o nosso município continuar caminhando deste jeito, vai ficar difícil alcançarmos o tal desenvolvimento. Pelo jeito, vamos ter que nos contentar mesmo só com o Penarol, que é campeão amazonense. Mas a questão é que o esporte é importante, mas atua mais no âmbito do entretenimento. Não muda em quase nada, a matriz de desenvolvimento de Itacoatiara, que aliás, acho que nem tem, pois nunca se ouviu falar, se há de fato, um Plano Estratégico de Desenvolvimento para o nosso Município. Só se vê são lucubrações de que Itacoatiara vai ser uma cidade universitária, depois o prefeito vai aos meios de comunicação e diz que vamos ser a cidade da exploração mineral, depois diz que vamos ser a cidade da produção de alimentos. O fato é que atiram para todo lado, e não atingem em lugar algum.
E como diz o adágio popular “enquanto os cães ladram, a caravana passa”, e assim está o nosso município, enquanto ficam alardeando sobre isso e aquilo. A ilha Tupinabarana, vai seguindo o seu caminho altaneira, sem fazer alardes, e a nossa Velha Serpa, segue bradando na mídia fatos e atos que tem bem pouco efeito prático.
Estão divulgando que construíram a UFAM (Governo Federal), que fizeram a Escola Berezith (Governo do Estado), que foram adquiriram 05 lanchas escolares(Governo Federal), mérito da Associação Amazonense dos municípios que conseguiu 29 lanchas com o MEC e distribuiu para vários do Amazonas, inclusive Itacoatiara. Bradam que trouxeram o terminal de combustíveis da Equador Log (Investimento do setor privado), que trouxeram a empresa de prospecção mineral Georadar (Investimento do setor privado), entre outros. Pois é meus amigos, enquanto a administração municipal fica tentando pegar carona em ações externas, que na maioria das vezes independem da iniciativa da Prefeitura, ficam arrotando bacaba e não fazem o seu dever de casa.
A presidente Dilma lançou o novo Programa de Expansão das Universidades Federais e dos IFAMs - Institutos Federais de Educação em Brasília, foram convidados todos os prefeitos do país. Todos Estados foram beneficiados e alguns municípios pólo, foram contemplados com um IFAM, e como Itacoatiara é pólo regional do Médio Amazonas e esta localizada em ponto estratégico da região, foi contemplada com um IFAM, todavia a presidente foi muito clara, quando brindou vários municípios do país com a implantação dos institutos, pedindo aos prefeitos que como contrapartida, ofereçam o terreno para a referida construção. Vale ressaltar que já faz mais de dois meses, e o nosso prefeito ainda não mexeu uma palha para disponibilizar o terreno para o MEC efetuar a transferência dos recursos para a construção do nosso IFAM.
Há alguns meses atrás a nossa cidade foi alvejada pela discussão da devolução do terreno do município cedido pelo ex-prefeito Chibly Abrahim, a Rádio Difusora de Itacoatiara para a implantação exclusiva de uma torre de rádio. Até aí tudo bem, não fosse o fato da referida torre já estar desativada a muitos anos, e o terreno em questão estar sendo loteado para terceiros, em detrimento do interesse público. Uma vez que muitas pessoas de nossa cidade não tem casa própria e o ex-governador Eduardo Braga, prometeu construir mil casas em nosso município e só fez pouca mais de 640 unidades. Aí sabiamente o vereador Arialdo, apontou a saída, liderando a derrubada da Lei de doação e revertendo o terreno para a municipalidade. Cujo lugar acomodaria perfeitamente o restante das 360 residências. E agora com a promessa da construção do nosso IFAM-Instituto Federal de Educação, penso que é outra opção para a Prefeitura nem titubear e colocar o referido terreno imediatamente a disposição do MEC, para  não perdermos esse fantástico investimento no setor educacional de nosso município. Pois já se passaram dois meses que o MEC disponibilizou o projeto para Itacoatiara, e até agora o prefeito nem lança mão do terreno que a Câmara lutou para reverter-se ao patrimônio publico municipal do IFAM, nem adquiriu outro terreno para viabilizar o inicio dos trabalhos de engenharia e licitação de obras. Agora imaginem vocês se isto estivesse acontecendo lá em Parintins, vocês não acham que já estaria tudo sido resolvido! Enquanto isso o prefeito está preocupado em doar área para o Ministério Publico a construir sua sede. Pelo jeito, ele acha que a educação pode ficar em segundo plano, para massagear o ego da justiça local. É bom que se mecham, pois senão vamos mas uma vez perder o bonde da História.
 
Pois é meus amigos, só através de políticas publicas serias, de planejamento e do investimento em educação e tecnologia é que poderemos avançar. Mas pelo jeito, só quem está mesmo avançado, é o município de Parintins que sempre sai na frente de Itacoatiara em gênero numero e grau, é só conferir a diferença entre o discurso e a prática mostrado na relação abaixo.


Cursos disponíveis no Edital/UEA Nº 082/2011
 http://www1.uea.edu.br/noticia.php?dest=info&noticia=19657

ITACOATIARA

1-    Engenharia Florestal
2-    Licenciatura em Informática
3-    Bacharelado em Saúde Coletiva
4-    Tecnologia em Gestão Pública
5-    Tecnologia em Agrimensura

PARINTINS
           1 -  Licenciatura em Ciências Biológicas
           2-  Licenciatura em Física
           3 - Licenciatura em Geografia
           4 - Licenciatura em Historia
           5 - Licenciatura em Letras
           6 - Licenciatura em Matemática
          7 - Licenciatura em Química
          8 - Pedagogia
          9 - Ciências da Saúde
        10-  Bacharelado em Saúde Coletiva
        11-  Ciências Sociais
        12- Tecnologia em Gestão Pública
 h

2 comentários:

Léia Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Léia Oliveira disse...

É Frank, acho que nossa Itacoatiara vai mesmo entrar para os livro dos recordes em título de "Já Teve", Itacoatiara já teve: uma educação de qualidade, uma saúde que correspondia a população, uma quadra de esportes para vários eventos, inclusive os culturais, e outras coisas.É muito triste vermos o descaso de nossos representantes políticos com a educação, logo com ela, que é o futuro de todos. Mas, "dias melhores virão " e quem sabe se o povo não acorda, e ainda dê tempo de pegar essa "caravana" passando. Ótima sua matéria no blog. Parabéns !!

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA