segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

SILVINITA, uma promessa que parece escapar pelas nossas mãos, será que vamos continuar a ver navios!



Mapa de localização da jazida de silvinita no Amazonas



Uma grande notícia para a economia do Amazonas: Começou efetivamente a exploração comercial da silvinita, o minério que é também conhecido como potássio, de farta aplicação na agricultura. A exploração está sendo feita pela empresa Potássio do Brasil. E a localização da base de operação fica em Autaz Mirim, a 60 km de Manaus. As primeiras encomendas do potássio irão atender empresas agrícolas em vários estados do Brasil e a primeira exportação para o Canadá. A direção da empresa justificou a exploração do minério a partir da região de Autazes Mirim, município do Autazes, por dois fatores: Lá o jazimento da silvinita está a apenas 500 metros enquanto o de Novo Airão está a 1.5 e o de Itacoatiara a 1.7 mil metros. O outro fator é a próximidade com Manaus, com escoamento rápido por via rodoviária. Espera-se que com a exploração da silvinita, todos os municípios que integram a grande jazida do minério, sejam beneficiados e não apenas Autazes e Manaus. (blog da floresta)

Enquanto isso Itacoatiara, pelo visto vai continuar chupando o dedo. A final fizeram tanta propaganda política sobre o assunto, até se estabeleceu uma pendenga entre Nova Olinda e Itacoatiara pela posse da famosa Silvinita, e quem acaba faturando 
é  o município de Autazes. Mas pelo menos, nos últimos dias tive uma notícia de uma fonte segura e estratégica do nosso município, de que apartir de janeiro e fevereiro, estará se instalando uma empresa subsidiada pela Petrobras em nosso município, para montar uma base portuária para operar com o mineral no que tange a logistica de transporte modal fluviário, que vai operar ao largo. Vale ressaltar que é mais uma iniciativa do setor privado e de alguns agentes que fazem um trabalho sério e sem alarde em nossa cidade, o novo empreendimento se instala em Itacoatiara, por sua estratégica localização, e vislumbra praticar exportação pelo porto de nossa cidade. Como pudemos perceber minha gente, a nossa cidade tem potencial, só falta mais interesse e visão  por parte dos nossos governantes e agentes públicos. Pena que por muito tempo, alguns setores tem deixado os seus interesses eleitoreiros e bem particulares, se sobreporem ao desenvolvimento do nosso município, que por muitas vezes é capitaneado por interesse modal do setor privado manauara, e porque não dizer também local. Alem do fato da aparente rédea curta que o governo parece tanger na questão do desenvolvimento portuário de nossa cidade. O fato é que com Silvinita ou sem, não podemos entrar ano e sair ano, com a nossa economia e o desenvolvimento de nosso município travado, e apenas uma meia dúzia tirando proveito da estagnação econômica e social do nosso povo. (Frank Chaves)

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA