Itacoatiara foi abençoada por Deus,
o criador a colocou na posição geográfica mais estratégica do estado do Amazonas,
primeiro por esta localizada a margem esquerda do Rio Amazonas, com 23 mts
acima do nível do mar, em contra ponto, apresenta o melhor calado fluvial da região,
o caudaloso rio que banha nossa cidade é navegável o ano inteiro, por isso
grandes empreendimentos portuários convergem para o município.
A dinâmica do movimento das águas nos é favorável, momento em que a região do tabocal, a cima da boca do Rio Madeira a cada ano fica mais assoreada , dificulta a passagem de navios de mais de 60ton, fator que faz convergir toda a operação de cabotagem de grande monta, para o porto da Velha Serpa, ao passo que a saída para o atlântico esta mais próximo por nosso porto, o qual é ligado a capital pela rodovia AM-010. Dai o investimento na década de 90 da construção do porto graneleiro da Hermasa.
Agora em 2013, inaugura o terminal de petróleo da empresa Equador Log pelo mesmo motivo , que aliás vai praticamente dobrar a arrecadação do município.
Fontes seguras, me informaram da instalação, no primeiro semestre deste ano novo, de mais um terminal subsidiado pela Petrobras, para fazer o embarque da famosa Silvinita, que vai ser explorada em Autaz-mirim, mas pelo motivo de ficar no madeira, vem de barcaça para Itacoatiara e daqui embarca em navios de grande calado para exportação. Sem contar com a construção do novo estaleiro da Hermasa, que está sendo construído no Jauary, onde funcionou o antigo terminal de petróleo do grupo Chibly Abrahim.
A dinâmica do movimento das águas nos é favorável, momento em que a região do tabocal, a cima da boca do Rio Madeira a cada ano fica mais assoreada , dificulta a passagem de navios de mais de 60ton, fator que faz convergir toda a operação de cabotagem de grande monta, para o porto da Velha Serpa, ao passo que a saída para o atlântico esta mais próximo por nosso porto, o qual é ligado a capital pela rodovia AM-010. Dai o investimento na década de 90 da construção do porto graneleiro da Hermasa.
Agora em 2013, inaugura o terminal de petróleo da empresa Equador Log pelo mesmo motivo , que aliás vai praticamente dobrar a arrecadação do município.
Fontes seguras, me informaram da instalação, no primeiro semestre deste ano novo, de mais um terminal subsidiado pela Petrobras, para fazer o embarque da famosa Silvinita, que vai ser explorada em Autaz-mirim, mas pelo motivo de ficar no madeira, vem de barcaça para Itacoatiara e daqui embarca em navios de grande calado para exportação. Sem contar com a construção do novo estaleiro da Hermasa, que está sendo construído no Jauary, onde funcionou o antigo terminal de petróleo do grupo Chibly Abrahim.
Outra situação favorável ao impulso
da economia de nossa cidade, foi viabilizada neste final de ano, com o
alfandegamento do porto de Itacoatiara, abrindo as portas de Itacoatiara para exportação.
Na esteira desse processo, foram viabilizados recurso do Ministério dos Transportes para a reativação da estação hidroviária de Itacoatiara, que está a mais de 7 anos interditada. Nesse contexto, tramita no mesmo ministério, a viabilização da construção do novo porto da cidade, que será construído a cima do porto da Equador Log, no terreno da antiga Portobras.
Na esteira desse processo, foram viabilizados recurso do Ministério dos Transportes para a reativação da estação hidroviária de Itacoatiara, que está a mais de 7 anos interditada. Nesse contexto, tramita no mesmo ministério, a viabilização da construção do novo porto da cidade, que será construído a cima do porto da Equador Log, no terreno da antiga Portobras.
Outro setor que estará tirando
nossa cidade do histórico apagão, é o investimento no linhão de transmissão do
linhão de Tucuruí, que é resultante do projeto de expansão e integração da rede
elétrica nacional, elaborado em 2006 pelo Ministério de Minas e Energia, cujo
projeto atravessa os nossos limites geográficos, por conta disso, nossa cidade
vai receber uma subestação, para fornecer energia segura para nossa cidade. Junto
ao linhão, vem o cabo ótico, que vai deixar uma ponta disponível para as operadoras
de telefonia e provedores de Internet, fato que vai tornar nossa net velocíssima.
O setor mais beneficiado sem
duvida nenhuma será o ramo da construção civil, alem de todos os
empreendimentos acima mencionados, que estarão em franco desenvolvimento,
teremos a construção da casa do estudante, pela UFAM, que já está sendo
licitada. Ao mesmo tempo, será construído o bloco de 4 andares da instituição,
no terreno da antiga escola agrícola, para abrigar o curso de agronomia e
demais cursos universitários. Logo ali perto, na entrada da estrada da Penha,
será construído o IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Amazonas em Itacoatiara. Também a UEA de Itacoatiara foi contenplada com o plano de expansão.
Ainda na estrada do aeroporto estão em pleno andamento
dois grandes empreendimentos imobiliários. Se trata da segunda etapa do Projeto
Minha Casa Minha Vida, o qual vai entregar mais 1.000 residências. E ainda na
rodovia Vital de Mendonça, teremos a construção de um condomínio fechado com 500
apartamentos, pela construtora Staff, através do Projeto Minha Casa Minha Vida
e financiada pela caixa econômica federal.
Quanto ao aspecto urbano, o
governo federal também disponibilizou mais 40 milhões para a construção do
projeto PROSAITA, o qual vai revitalizar o aningal do Jauary, e vai promover a construção
de moradia digna aos habitantes do lugar. Esta previsto também a extensão do
Muro de Contenção (muro de arrimo), até as pedras do bairro da Jauary. Tornando
esse importante logradouro de nossa cidade, o maior beneficiado com
investimentos públicos.
Ha notícias de que outros grandes
grupos que operam na navegação, estão viabilizando projetos para instalar em
Itacoatiara. Certamente a falta de investimento na infra-estrutura portuária de
Manaus, aliada a rasa topografia dos canais fluviais, que apartir do Rio
Amadeira até Manaus, que vão se intensificando bruscamente, prejudicando a navegação
de grandes navios cargueiros, mas que por ironia do destino, acaba por
favorecer suas estadas na grande região portuária de Itacoatiara, abençoada com
calado fluvial excelente a operação portuária o ano inteiro.
A convergência de tantos
investimentos, exigem também um grande aporte ações para a melhoria da infraestrutura na cidade, em
todos aspectos, principalmente no que tange, a estação hidroviária, rodovia Am-010 e ao aeródromo Mariano Arico Barros. Para isso, o plano
Diretor de Itacoatiara, que está a 6 anos sem uma reforma, precisa de urgente
força tarefa para atualizá-lo, para preparar nossa cidade para o crescimento planejado,
organizado, digno do cidadão itacoatiarense, que é muito esperançoso de dias
melhores e um batalhador nato. Afinal, após anos de estagnação econômica, já
estava na hora de nossa cidade voltar a “crescer, viver e sonhar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário