
Itacoatiara foi abençoada por Deus,
o criador a colocou na posição geográfica mais estratégica do estado do Amazonas,
primeiro por esta localizada a margem esquerda do Rio Amazonas, com 23 mts
acima do nível do mar, em contra ponto, apresenta o melhor calado fluvial da região,
o caudaloso rio que banha nossa cidade é navegável o ano inteiro, por isso
grandes empreendimentos portuários convergem para o município.

A dinâmica do movimento das águas nos é favorável, momento em que a região do tabocal, a cima da boca do Rio Madeira a cada ano fica mais assoreada , dificulta a passagem de navios de mais de 60ton, fator que faz convergir toda a operação de cabotagem de grande monta, para o porto da Velha Serpa, ao passo que a saída para o atlântico esta mais próximo por nosso porto, o qual é ligado a capital pela rodovia AM-010. Dai o investimento na década de 90 da construção do porto graneleiro da Hermasa.
Agora em 2013, inaugura o
terminal de petróleo da empresa Equador Log pelo mesmo motivo , que aliás vai
praticamente dobrar a arrecadação do município.
Fontes seguras, me informaram da instalação, no primeiro semestre deste ano novo, de mais um terminal subsidiado pela Petrobras, para fazer o embarque da famosa Silvinita, que vai ser explorada em Autaz-mirim, mas pelo motivo de ficar no madeira, vem de barcaça para Itacoatiara e daqui embarca em navios de grande calado para exportação. Sem contar com a construção do novo estaleiro da Hermasa, que está sendo construído no Jauary, onde funcionou o antigo terminal de petróleo do grupo Chibly Abrahim.
A dinâmica do movimento das águas nos é favorável, momento em que a região do tabocal, a cima da boca do Rio Madeira a cada ano fica mais assoreada , dificulta a passagem de navios de mais de 60ton, fator que faz convergir toda a operação de cabotagem de grande monta, para o porto da Velha Serpa, ao passo que a saída para o atlântico esta mais próximo por nosso porto, o qual é ligado a capital pela rodovia AM-010. Dai o investimento na década de 90 da construção do porto graneleiro da Hermasa.
Fontes seguras, me informaram da instalação, no primeiro semestre deste ano novo, de mais um terminal subsidiado pela Petrobras, para fazer o embarque da famosa Silvinita, que vai ser explorada em Autaz-mirim, mas pelo motivo de ficar no madeira, vem de barcaça para Itacoatiara e daqui embarca em navios de grande calado para exportação. Sem contar com a construção do novo estaleiro da Hermasa, que está sendo construído no Jauary, onde funcionou o antigo terminal de petróleo do grupo Chibly Abrahim.
Outra situação favorável ao impulso
da economia de nossa cidade, foi viabilizada neste final de ano, com o
alfandegamento do porto de Itacoatiara, abrindo as portas de Itacoatiara para exportação.
Na esteira desse processo, foram viabilizados recurso do Ministério dos Transportes para a reativação da estação hidroviária de Itacoatiara, que está a mais de 7 anos interditada. Nesse contexto, tramita no mesmo ministério, a viabilização da construção do novo porto da cidade, que será construído a cima do porto da Equador Log, no terreno da antiga Portobras.
Na esteira desse processo, foram viabilizados recurso do Ministério dos Transportes para a reativação da estação hidroviária de Itacoatiara, que está a mais de 7 anos interditada. Nesse contexto, tramita no mesmo ministério, a viabilização da construção do novo porto da cidade, que será construído a cima do porto da Equador Log, no terreno da antiga Portobras.
O setor mais beneficiado sem
duvida nenhuma será o ramo da construção civil, alem de todos os
empreendimentos acima mencionados, que estarão em franco desenvolvimento,
teremos a construção da casa do estudante, pela UFAM, que já está sendo
licitada. Ao mesmo tempo, será construído o bloco de 4 andares da instituição,
no terreno da antiga escola agrícola, para abrigar o curso de agronomia e
demais cursos universitários. Logo ali perto, na entrada da estrada da Penha,
será construído o IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Amazonas em Itacoatiara. Também a UEA de Itacoatiara foi contenplada com o plano de expansão.

Quanto ao aspecto urbano, o
governo federal também disponibilizou mais 40 milhões para a construção do
projeto PROSAITA, o qual vai revitalizar o aningal do Jauary, e vai promover a construção
de moradia digna aos habitantes do lugar. Esta previsto também a extensão do
Muro de Contenção (muro de arrimo), até as pedras do bairro da Jauary. Tornando
esse importante logradouro de nossa cidade, o maior beneficiado com
investimentos públicos.
Ha notícias de que outros grandes
grupos que operam na navegação, estão viabilizando projetos para instalar em
Itacoatiara. Certamente a falta de investimento na infra-estrutura portuária de
Manaus, aliada a rasa topografia dos canais fluviais, que apartir do Rio
Amadeira até Manaus, que vão se intensificando bruscamente, prejudicando a navegação
de grandes navios cargueiros, mas que por ironia do destino, acaba por
favorecer suas estadas na grande região portuária de Itacoatiara, abençoada com
calado fluvial excelente a operação portuária o ano inteiro.
A convergência de tantos
investimentos, exigem também um grande aporte ações para a melhoria da infraestrutura na cidade, em
todos aspectos, principalmente no que tange, a estação hidroviária, rodovia Am-010 e ao aeródromo Mariano Arico Barros. Para isso, o plano
Diretor de Itacoatiara, que está a 6 anos sem uma reforma, precisa de urgente
força tarefa para atualizá-lo, para preparar nossa cidade para o crescimento planejado,
organizado, digno do cidadão itacoatiarense, que é muito esperançoso de dias
melhores e um batalhador nato. Afinal, após anos de estagnação econômica, já
estava na hora de nossa cidade voltar a “crescer, viver e sonhar”.
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