quarta-feira, 4 de julho de 2012

Rede de fibra ótica será implantada em três municípios do Amazonas


Coari, Manacapuru e Manaquiri estão entre os 80 municípios selecionados para o projeto-piloto Cidades Digitais


Foto: G1/Arquivo
Foto: G1/Arquivo
MANAUS - Coari, Manacapuru e Manaquiri estão entre os 80 municípios selecionados para o projeto-piloto Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações (Minicom). O projeto, que contará com investimento de R$ 40 milhões do Governo Federal, prevê a instalação de rede de fibra ótica com a finalidade de interligação do sistema público de gestão e a disponibilização para a população de pontos de acesso gratuito à internet.
A expectativa é que, ainda neste mês, os editais para contratação das empresas integradoras regionais estejam concluídos. As empresas vencedoras terão a responsabilidade de entregar pronto o anel de fibra ótica já instalado nas cidades. Deverão também treinar funcionários e dar garantia de três anos para os equipamentos adquiridos. Após esse prazo, a manutenção ficará a cargo das prefeituras conforme informou o Minicom.
As cidades selecionadas, de um total de 192 candidatas, foram avaliadas com base na capacidade gerencial e técnica, sustentabilidade do projeto e expansão da rede. Os municípios que não foram selecionadas ainda podem encaminhar recursos de reavaliação ao Ministério das Comunicações até o próximo dia nove de julho. A lista das 80 cidades selecionadas no projeto piloto Cidades Digitais está disponível no site do ministério (www.mc.gov.br).
Os projetos aprovados foram resultado de iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) e da empresa Processamento de Dados do Amazonas (Prodam) em parceria com as prefeituras dos respectivos municípios. A ação faz parte do processo de implantação da Rede Estadual de Comunicação, coordenada pelas Secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas, de Planejamento (Seplan) e de Educação (Seduc) e executada pela Prodam.
“Queremos contribuir para que o País tenha gestões públicas cada vez mais transparentes. Essa é uma forma de evitarmos inclusive a [prática de] corrupção. Ao mesmo tempo, ajudará na prestação de serviços públicos como marcação de consultas nas unidades públicas de saúde, acompanhamento escolar das crianças que estudam nas escolas públicas e pagamento do IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano] via internet. Além disso, dará maior publicidade às licitações feitas pelas prefeituras”, justificou a secretária de Inclusão Digital do ministério, Lygia Pupatto, em matéria publicada na Agência Brasil.
Ações convergentes
Na semana passada, a SECTI-AM e a Prodam assinaram acordo de cooperação técnica com a Telebras. A parceria viabiliza a utilização da fibra ótica do gasoduto Coari-Manaus pelo governo estadual, o que favorecerá a ampliação dos serviços de internet banda larga para os sete municípios localizados no traçado do gasoduto: Coari, Anamã, Anori, Codajás, Manacapuru, Iranduba e Caapiranga.
O acordo com a Telebras está inserido, também, no âmbito do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), do Governo Federal. Neste sentido, o convênio também buscará o fornecimento de internet rápida para órgãos locais do Governo Federal, além de prover infraestrutura de telecomunicações para futuros eventos esportivos.
Rede Estadual de Comunicação
No campo da administração estadual, a proposta é que os órgãos governamentais estejam interligados por meio desta infraestrutura de comunicação convergente, capaz de transportar simultaneamente dados, imagens e voz. A Rede Estadual de Comunicação, entre outros benefícios, possibilitará o desenvolvimento de projetos que necessitem de alta capacidade de banda de comunicação, como videoconferência, telemedicina, ensino à distância e telefonia sobre IP (protocolo de comunicação da internet), graças à infraestrutura central básica de suporte segundo informou a empresa Processamento de Dados do Amazonas.
De acordo com o diretor-presidente da Prodam, Tiago Paiva, em matéria divulgada no site da instituição, mais de 300 órgãos das esferas estadual, municipal e federal serão beneficiados com a implantação da rede. “A próxima etapa do processo de implantação é o lançamento das licitações públicas, que permitirão a aquisição dos equipamentos, para expansão da infraestrutura de comunicação”. A previsão é que essa fase do processo seja concluída ainda neste ano.
Em Manaus, o sistema de comunicação do Governo já interliga 80 órgãos, por meio do sistema de cabeamento de fibra ótica, que tem mais de 60 quilômetros de extensão. No interior, a previsão é que a rede interligue mais de 300 órgãos.
Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA