terça-feira, 12 de agosto de 2014

Durante entrevista, José Melo defende instalação de novo porto em Itacoatiara


Governador defendeu ainda o rebaixamento do linhão de Tucuruí para o município e a extensão dos incentivos da ZFM para a Região Metropolitana de Manaus – foto: divulgação.

Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus) será transformada em cidade portuária de embarque e desembarque de mercadorias do Polo Industrial de Manaus (PIM), conforme proposta do governador e candidato à reeleição José Melo (Pros).
Em entrevista a uma emissora local de rádio, veiculada nesta segunda-feira (11), Melo defendeu ainda o rebaixamento do linhão de Tucuruí para o município e a extensão dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) para a Região Metropolitana de Manaus.

A posição hidrográfica de Itacoatiara, que mantém volume de água compatível para receber grandes embarcações mesmo nos períodos de vazante, ganha destaque no programa de governo do candidato da coligação “Fazendo mais por nossa gente”, que tem o deputado federal Henrique Oliveira (SD) como candidato a vice-governador e o ex-governador Omar Aziz (PSD) disputando a vaga no Senado.

Durante a entrevista ao vivo, por telefone, Melo declarou que pretende instalar um grande porto, estimular a piscicultura e a fruticultura, além de lutar para levar os incentivos fiscais do PIM para a região.

A ideia de transformar Itacoatiara em uma cidade portuária vem atrelada a outros grandes investimentos que aproveitam a posição geográfica da cidade para a economia do Estado.

Melo afirmou que pretende duplicar a AM-010 (Manaus-Itacoatiara), instalar um polo de piscicultura e fruticultura, com destaque para o cultivo do açaí.

“Nosso Estado, inclusive, está em negociação com o Banco do Brasil para comprar uma grande área de terra que antes pertencia a uma empresa e que agora pertence ao Banco do Brasil para que a gente possa desenvolver esses projetos do setor primário nas regiões de Lindóia e Novo Remanso, incluindo a Costa da Conceição”, explicou.

Reflexo positivo

No entendimento de Melo, o projeto de fruticultura e criação de peixe vai ter reflexo positivo sobre Urucurituba (a 208 quilômetros da capital) e outros municípios, como Silves (a 204 quilômetros), Itapiranga (a 227 quilômetros), Urucará (a 261 quilômetros), São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros) e até na região que abrange Maués (a 276 quilômetros) e Barreirinha (a 331 quilômetros).

Durante a entrevista, José Melo também apresentou seus projetos para a área de educação, saúde, segurança pública, esporte e cultura.

O candidato ao governo do Amazonas enfatizou que o interior será tratado com igualdade em todas as áreas, sendo contemplada com a construção de 30 novas escolas de tempo integral, núcleos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), novos núcleos do Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas (Cetam), além do programa “Pronto Especialista’, que vai levar médicos especializados para 14 municípios, entre outras ações previstas no plano de governo.

Com informações da assessoria - Jornal Em tempo - ago 11, 2014

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA