segunda-feira, 25 de agosto de 2014

A cina da terra do já teve! Cinema na Orla está com os dias contados





Hoje a Galeria de Artes Terezinha Peixoto, fez uma das ultimas apresentações do Projeto Cinema na Praça. Pois o prédio da Galeria foi vendido e encerraremos nossas atividades até encontrarmos um novo espaço e apoiadores. Caso não consigamos nenhuma coisa, nem outra, aí vamos ter que encerrar as atividades de forma definitiva.









O projeto Cinema na Praça está apresentando suas últimas exibições em Itacoatiara, pois o prédio onde funciona a Galeria de Artes Terezinha Peixoto, foi vendido para o SENAC, e foi nos dado até o mês de setembro para entregar o prédio. E agora no final de agosto já deveremos encerrar as atividades da Galeria no Município, pois não temos outro lugar para acomodar nosso acervo de peças arqueológicas, discos de vinil, antiquário, livros, objetos históricos e bens culturais que pertenceram às famílias antigas da Velha Serpa. E principalmente estrutura para instalar o Cinema, com a praticidade de apenas atravessar a rua e instalar o Cinema na Orla de Itacoatiara.

Alunos pesquisando
Exposição de objetos antigos
A promessa é que vão fazer uma moderna cozinha escola, e área cultural. Vão até fazer sala de cinema, copiando aquilo que já vimos fazendo e consolidando durante anos. E ainda pago pra ver se vão abrir aos sábado e domingo durante a noite. E pra fazerem tudo isso, vão ter que modificar a estrutura do prédio histórico, que tem mais de cem anos de existência, sendo um dos últimos exemplares da arquitetura barroca da Vila de Serpa.

Alunos da rede pública visitando e fazendo pesquisa no Salão de Artes a Galeria

Como historiador, firmei compromisso com a historia da cidade que tanto amo, passei mais de 8 oito anos coletando peças antigas, catando fragmentos cerâmicos pelas encostas do Rio Amazonas e até mesmo do Rio Urubu. Várias famílias tradicionais e pessoas mais humildes e simples de nossa cidade, procuraram a Galeria para depositar suas relíquias, objetos e utensílios domésticos, maquinas de escritório de datilografia entre outras, que confiaram a mim e ao João Carlos e sobre tudo a Galeria de Artes Terezinha Peixoto, que sagrou-se ao longo dos anos, como fiel depositária da cultura itacoatiarense. funcionando como Centro Cultural, Mini-museu, biblioteca comunitária, salão de exposição de artes plásticas, Cine-clube e Cinema Comunitário público e gratuito.

Exposição de acervo arqueológico, com datação estimada de 400 anos

Hoje tudo isso se transformou em um imenso acervo histórico e cultural, de valor imensurável no que tange a sua importância cultural e principalmente sentimental. Quando recebi a notícia da venda do prédio, foi como se tivessem cortado uma fatia do meu coração. Confesso que me faltou respiração e fiquei alguns dias fora do eixo. E quando toco no assunto, como agora, me sinto ainda da mesma forma.
Sinto muito pelo acerco que recolhi durante anos e pela nossa cidade, que vai ficar mais uma vez sem um importante aparelho cultural, público e gratuito. O único espaço cultural que se encontra aberto nos dias de sábado e domingo durante a noite, podem ter certeza, isso é único no Brasil, pelo menos vai ser até daqui a alguns dias.

Alunos pesquisando na Biblioteca Comunitária
Para mim, isso é muito triste, ao tempo em que conseguimos recuperar um prédio que estava abandonado por mais de 20 anos, para instalar a sede da Academia Itacoatiarense de Letras, juntamente com o meu amigo Francisco Calheiros, justamente por conta disso e ao mesmo tempo, começou a se desenhar o fim da Galeria de Artes Terezinha Peixoto e do Cinema na Orla da cidade.

Eventos culturais realizados na frente da Galeria - parceira com o projeto de Educação de jovens e Adultos     
   

Exposição de artesanato produzido pelos artesãos locais

Curso de entalho em madeira na varanda da Galeria de Artes Terezinha Peixoto

Um comentário:

Anônimo disse...

Pergunto: A quem atribuir tanta irresponsabilidade? Reconheço o teu trabalho e dedicaçào, lastimável que os pusilânimes que não amam a cultura ainda teimam em viver para praticar tanto mau
à sociedade.
Apresento minha irrestrita solidariedade. Não desista FRANK
CHAVES.
Abraços do Mario Benigno e familia

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA