domingo, 10 de agosto de 2014

Coccoloba - Depois de 4 anos, espécie exótica floresce no Inpa





Após semeadas, no final de 2005 e inicio de 2006 as mudas foram formadas, transplantadas e plantadas nos campus da instituição – foto: Ione Moreno

A espera foi longa. Cerca de 4 anos e sete meses de cultivo, com direito a acompanhamentos mensais do desenvolvimento, para ver a maior folha do mundo, coccoloba sp – antes encontrada somente em alguns locais às margens do rio Madeira – florescer no campus do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), na Zona Centro-Sul de Manaus.
Antes tarde do que mais tarde. “Estudos fenológicos comprovam que a reserva Ducke tem plantas até com 20 anos que ainda não floresceram. A coccoloba florescer é muito importante porque daqui a gente tem a possibilidade de acompanhar melhor os estudos do que se ela estiver na natureza, pois aí teríamos que pegar o avião para ir a Rondônia ou a Borba. Aqui facilita mais. A gente pode fazer germinação”, explicou o botânico especialista em florística e fitossociologia, Cid Ferreira.

Essa espécie da família da Polygonaceae, que chama atenção pelo tamanho incomum das folhas, foi semeada em 2005, trazida do Parque Nacional do Jamari, em Rondônia (RO). “Ela não florescia fora do ambiente natural, esta foi a primeira vez e a gente vem acompanhando. Logo após a coleta desta espécie, formamos um grupo de pesquisadores de várias coordenações do Inpa: Sidney Ferreira, cuja especialidade é germinação; o químico Augusto Cabral e o ecólogo Rogério Gribel. Isso porque você não faz pesquisa só”, ressaltou o botânico.



Após semeadas, no final de 2005 e inicio de 2006 as mudas foram formadas, transplantadas e plantadas nos campus da instituição. Mensalmente, as medidas de altura e de crescimento das folhas, assim como as características morfológicas, eram registradas para se analisar o desenvolvimento da espécie fora do ambiente natural. “Em 2005, durante um ano, coletei as folhas maiores, coletei 98 folhas, que estão condicionadas em lugar apropriado”, apontou.

Todo o monitoramento e cuidados foram importantes para que se pudesse reproduzir no interior do campus as condições similares às encontradas na natureza, para que a espécie pudesse se desenvolver e florescer.
Dos quatro indivíduos cultivados, apenas dois atingiram a altura de 13 metros, semelhante ao encontrado pelo botânico Cid Ferreira em 1983, durante uma expedição pelo rio Canumã, afluente do rio Madeira, no município de Borba (a 150 quilômetros da capital). A expedição fez parte do projeto Flora Amazônica (convênio Inpa e Jardim Botânico de Nova York) desenvolvida na década de 1980.

Por Ive Rylo (Jornal EM TEMPO)

A Maior Folha do Mundo

Folha da Coccoloba
Brasil, maior país da América do Sul, concentra a maior floresta tropical úmida do mundo. Responsável por uma variedade de biomas que reflete a riqueza da flora e fauna brasileiras.
Muitas espécies são encontradas apenas no Brasil. E é nesta variedade que se localiza a maior folha do mundo. Em 1989, através de uma expedição na Flona do Jamari (RO), dois pesquisadores a descobriram. Com o “espanto” da descoberta, os engenheiros florestais incentivaram o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) com o objetivo de coletar oficialmente a espécie. A maior folha entre as dicotiledôneas, Coccoloba sp, pode atingir 2,5 metros de comprimento e 1,40 de largura.
Hoje a flona do Jamari é protegida oficialmente pelo IBAMA, o que possibilitou a conservação de várias outras espécies tão importantes quanto. Com a proteção da área foi possível ampliar as possibilidades voltadas para a catalogação de outras espécies, assim como o desenvolvimento das pesquisas. Além de preservarem a espécie, dentro da reserva estão cultivando as sementes da coccoloba, evitando o seu total desaparecimento. A amostra da folha pode ser encontrada no INPA, localizado em Manaus, na sede do IBAMA, Brasília e na Casa da Ciência, Rio de Janeiro.



Fotos e Pesquisa - Felipe Camera

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA