domingo, 24 de agosto de 2014

Batalha Naval de Itacoatiara - Dia 24 da Agosto na Historia do Amazonas, de Itacoatiara, do Pará e do Brasil.


Parabéns povo guerreiro de Itacoatiara e bravos soldados do antigo 27 BC – Batalhão de Caçadores de Manaus, que defenderam o Amazonas na histórica Batalha Naval de Itacoatiara em 24 de agosto de 1932, derrotando as forças rebeldes que partiram de Óbidos-Pará, com intuito de tomar Itacoatiara e depois tomar a capital do Amazonas em favor do movimento rebelde originado em São Paulo, contra o Governo de Getúlio Vargas. Que partiu de Belém do Pará, chegaram a tomar Parintins, mas ao chegarem em frente a cidade de Itacoatiara, foram surpreendidos pelos navios Baependí e Ingá, que partiram de Manaus para defender Itacoatiara e interceptar a tomada do município e de nossa capital.
Depois de efetuados muitos disparos de canhão e fuzis em frente a Velha Serpa, bem no meio do Rio Amazonas. Os navios Baependí e Ingá, partiram para cima dos navios dos revoltosos Jaguaribe e Andirá, que foram atingidos ao meio e foram postos a pique no Rio Amazonas. A Revolução Constitucionalista de 1932 ou Guerra de São Paulo, tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição.
O fato é que Getúlio habilidoso como era, conseguiu eliminar o levante, e certamente a Batalha Naval de Itacoatiara contribuiu para esse desfecho. E em memória aos bravos soldados e do Capitão-de-Fragata Alberto de Lemos Bastos que comandava as forças legalistas a bordo do Baependí, que lutaram a favor de Itacoatiara, do Amazonas e do Brasil, assim como do Padre Monsenhor Pereira, do ex-prefeito de Itacoatiara Gonzaga Pinheiro e ao povo itacoatiarense e amazonense, venho render essa singela homenagem aos 82 anos da memorável Batalha Naval de Itacoatiara.

historiador Frank Chaves

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA