Obras do porto de Itacoatiara
continuam paradas
segunda-feira,
11 de maio de 2009
Obras do porto de Itacoatiara continuam paradas
As obras do porto de Itacoatiara-AM (distante 175 km de Manaus em linha reta) estão a passos lentos, pois, os operários que trabalham na obra reclamam atraso de três meses no pagamento de seus salários. Isso mais uma vez está gerando o descontentamento dos trabalhadores portuários que continuam “a ver navios” passarem, sem poder ancorar para carregar ou descarregar cargas, devido à falta de estrutura para operar.
O líder dos trabalhadores portuários Fernando Jerry Nelson diz não entender esse descaso das autoridades com a cidade de Itacoatiara, por se tratar de um porto estratégico para a região e que está perdendo dinheiro por conta da demora na entrega das obras. As obras de reforma e ampliação do porto de Itacoatiara foram orçadas em R$ 7.782.229,62, de acordo com Convênio nº 135/2005, assinado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT e a Secretaria de Estado de Infraestrutura do Governo do Estado do Amazonas, em 14 de novembro de 2005, com o prazo de 270 para a conclusão.
Desde a data da assinatura do convênio até hoje, já ser foram 1.264 dias, 934 a mais do que o prometido para a entrega das obras e o porto continua parado. De acordo com o supervisor do porto de Itacoatiara João Bosco Rodrigues, a última promessa que lhe foi feita, pelos técnicos do DNIT, em meados do mês de março deste ano, é que o porto será entregue, pronto para operação, em agosto vindouro. Prazo que é contestado pelo líder portuário Fernando Jerry Nelson. “As obras estão praticamente paradas, além disso – completa Jerry –
todo o maquinário como empilhadeiras, guindastes, caminhões e outros, imprescindíveis para o nosso trabalho, estão sucateados”.
* Floriano Ferreira
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O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
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Parte do cais do porto de
Itacoatiara desaba
23/03/2010 - 14h28
Eliakim Marques Internauta,
Itacoatiara, AM
Estrutura
não aguentou o peso de um trator da obra. (Foto: Eliakim Marques/VC no G1)
Parte do cais do porto de Itacoatiara, no Amazonas, vai para o fundo,
após estrutura não aguentar o peso de um trator da obra.
Parte do cais do porto de Itacoatiara desabou. (Foto:
Eliakim Marques/VC no G1)
Trânsito no local está fechado. (Foto: Eliakim Marques/VC
no G1)
sábado, 27 de março de 2010
Obra terá investimento de R$30 milhões e deve ficar pronta em 18 meses.
Com a presença do ministro dos transportes Alfredo Nascimento, do ex-ministro da casa civil José Dirceu, dos senadores João Pedro e Jéferson Praia, dos deputados estadual Nelson Azêdo e Sinésio Campos e demais autoridades, o prefeito de Itacoatiara Antonio Peixoto assinou na tarde de hoje, 27, de março, no auditório do Centro Educacional Jamel Amed, o convênio para construção do porto intermodal do município. A obra está orçada em R$30 milhões e deve gerar trezentos empregos diretos durante os dezoito meses previstos para sua construção.
A celebração do convênio garante o repasse da verba para a prefeitura de Itacoatiara, que promoverá a licitação da obra, contratará a empresa e fiscalizará o andamento do projeto. O ministro Alfredo Nascimento disse que ano passado se reuniu com o Prefeito em Brasília, para discutir o projeto e este ano, o contrato para a construção do porto estava sendo assinado. “Esta obra vai mudar o panorama econômico do município”, declarou confiante.
Em discurso marcado pela emoção, Antonio Peixoto, reconheceu a importância da obra não somente para Itacoatiara, mas para toda a região do médio Amazonas. A construção do porto representa umas das propostas de governo do PT, que consiste em transformar Itacoatiara numa cidade portuária, com geração de emprego e renda para a população. Peixoto lembrou que nestes sete anos de governo Lula, o Polo Industrial de Manaus – PIM viveu um crescimento econômico assustador, enquanto Itacoatiara tomava rumo contrário, vendo suas madeireiras fecharem as portas deixando a população desempregada. “Temos que mudar esta situação o mais rápido possível, recolocar o município na rota do desenvolvimento, retomando a segunda colocação no cenário econômico do Amazonas”, refletiu.
terça-feira,
21 de setembro de 2010
Após ter
sua construção concluída, o porto foi entregue a superintendência de portos.
A secretária de infraestrutura do Amazonas Valdívia Alencar entregou oficialmente o porto de Itacoatiara, para ser administrado pela Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias – SNPH.
O novo porto é formado por duas estruturas distintas sendo o retro porto, ou seja, a parte terrestre onde estão as salas de espera para passageiros, guichês, lanchonetes, banheiros e área de convivência. A segunda parte é o porto propriamente dito, formado pela ponte fixa, ponte móvel e a balsa atracadouro que possui 80 metros de comprimento por 20 de largura. A nova estrutura avança 107 metros sobre o rio Amazonas e tem capacidade para receber navios de grande porte.
“Esta obra representa a aceleração do desenvolvimento econômico do município” disse a secretária Valdívia Alencar, para o público formado por secretários do município e populares que acompanhavam a cerimônia. O presidente da SNPH Luiz Gonzaga da Silva Júnior, explicou que o porto vai gerar emprego e renda para o município e disponibilizará salas para uso de secretarias e também para a Polícia Civil. “O porto não será somente um local de carga e descarga, embarque e desembarque de passageiros, também oferecerá muitos outros serviços”, destacou.
De acordo com prefeito em exercício José Augusto Queiróz, o porto vai possibilitar a retomada do desenvolvimento econômico de Itacoatiara, que vai poder explorar sua localização geográfica privilegiada. “Assim vamos gerar emprego para os portuários que estão há mais de quatro anos sem trabalho e também movimentar a economia da cidade”, explanou.
A secretária de infraestrutura do Amazonas Valdívia Alencar entregou oficialmente o porto de Itacoatiara, para ser administrado pela Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias – SNPH.
O novo porto é formado por duas estruturas distintas sendo o retro porto, ou seja, a parte terrestre onde estão as salas de espera para passageiros, guichês, lanchonetes, banheiros e área de convivência. A segunda parte é o porto propriamente dito, formado pela ponte fixa, ponte móvel e a balsa atracadouro que possui 80 metros de comprimento por 20 de largura. A nova estrutura avança 107 metros sobre o rio Amazonas e tem capacidade para receber navios de grande porte.
“Esta obra representa a aceleração do desenvolvimento econômico do município” disse a secretária Valdívia Alencar, para o público formado por secretários do município e populares que acompanhavam a cerimônia. O presidente da SNPH Luiz Gonzaga da Silva Júnior, explicou que o porto vai gerar emprego e renda para o município e disponibilizará salas para uso de secretarias e também para a Polícia Civil. “O porto não será somente um local de carga e descarga, embarque e desembarque de passageiros, também oferecerá muitos outros serviços”, destacou.
De acordo com prefeito em exercício José Augusto Queiróz, o porto vai possibilitar a retomada do desenvolvimento econômico de Itacoatiara, que vai poder explorar sua localização geográfica privilegiada. “Assim vamos gerar emprego para os portuários que estão há mais de quatro anos sem trabalho e também movimentar a economia da cidade”, explanou.
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Posto é o primeiro a funcionar em um porto, local de grande movimentação
de pessoas.
Itacoatiara
foi o primeiro município do interior do Amazonas a ganhar um Posto Avançado de
Atendimento Humanizado ao Migrante, que tem a proposta principal de combater o
tráfico de pessoas na região. O posto é fruto de uma parceria entre o Governo
do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Prefeitura de
Itacoatiara.
A
representante da Secretaria de Justiça, Michele Campos, afirmou que a
implantação do posto em Itacoatiara tem a firme proposta de combater o tráfico
de pessoas. “Itacoatiara recebe o primeiro posto de uma cidade do interior da
Região Metropolitana de Manaus e o primeiro a funcionar em um porto, local de
grande fluxo de viajante. Com estas ações vamos combater este crime”, explicou.
De acordo
com prefeito Antonio Peixoto a inauguração do posto em Itacoatiara vai ajudar a
combater o problema também nos municípios vizinhos. “O tráfico de pessoas é
facilitado na região devido às grandes extensões de fronteiras e rios, que
facilitam a entrada e saída de pessoas”, observou.
Empurrador da Hermasa segurando o porto da cidade – foto:
Frank Chaves 03/05/2012
O empurrador Sapezal da empresa Hermasa, continua desde
ontem a noite com suas possantes máquinas controlando o peso do porto de
Itacoatiara, que ficou avariado com as fortes corrente da cheia do Rio
Amazonas, caso o empurrador saia do lugar e desligue suas máquinas o porto pode
ficar a deriva. Se não fosse a empresa proprietária do barco estar socorrendo
por mais de 24h a balsa de desembarque do porto, o pior teria acontecido. E até
o momento ainda não chegou nenhum guindaste possante de Manaus para colocar
novas pointas de estabilização do porto flutuante da cidade. Que, aliás já está
a mais de 5 (cinco) anos paralisado para embarque e embarque de carga. Pois o
novo projeto trata-se de uma "estação hidroviária", somente para embarque
e desembarque de cargas e passageiros. A questão que também foi planejado um Novo
Porto no bairro Jaury II, próximo a antiga empresa madeireira Carolina. Mas que
até agora não saiu do papel, até mesmo por interferências locais.
A obra de reforma do velho e atual porto da cidade,
localizado no centro da cidade, foi entregue em 2010, conforme matérias publicadas
pela prefeitura, com direito a ato solene pelo governo do estado do Amazonas, através
da SEINF onde estava presente a secretaria de estado Valdívia Alencar representando
o governador e entregue a cidade para o administrador do porto SNPH e ao
vice-prefeito José Augusto que descerraram a fita inaugural da obra com toda
pompa. O fato é que a obra orçada em R$ 7.782.229,62 pelo que tudo indica, não
foi atendeu as expectativas esperadas e trouxe foi muito mais transtorno para a
operacionalidade do nosso velho porto, que já foi um dos principais portos de exportação
do Amazonas. Até quando o descaso com o nosso portal de desenvolvimento que é o
nosso porto, vai ficar a deriva das tomadas de decisão dos tomadores de decisão
política do nosso estado, município e do governo federal, ISSO É UMA TREMENDA
VERGONHA!
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