quinta-feira, 3 de maio de 2012

CPRM divulga segundo alerta em Manaus e prevê cheia histórica para este ano, o alerta serve também para Itacoatiara.

O nível do Rio Negro pode chegar a 30,13 metros (m), superando em 39 centímetros a enchente de 2009

Manaus – O segundo alerta de cheias do ano foi divulgado nesta quarta-feira (2) pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que prevê enchente recorde em 2012.  Segundo a o CPRM, o nível do Rio Negro pode chegar a 30,13 metros (m), superando em 39 centímetros a maior enchente registrada, em Manaus, em 2009, quando o rio atingiu a cota de 29,77 m. A previsão mínima do nível do rio é de 29,40 m.
No Amazonas 38 municípios já decretaram situação de emergência em função da cheia, incluindo Manaus e Barreinha, os últimos a comporem a lista. A estimativa da Defesa Civil estadual é de que 309.550 pessoas, o equivalente a 64.240 já tenham sido afetadas diretamente pelas águas. Nos municípios de Lábrea e Juruá, o secretário adjunto do órgão, Hermógenes Rabelo, informa que a população já foi atendida e a defesa civil continua acompanhando o comportamento do nível hidrológico que, neste momento vem baixando.
“Do alto ao médio Solimões, nos municípios alagados populações rurais e urbanas e comunidades indígenas estão diretamente sendo atingidas”, disse.
Ainda segundo Rabelo, em Parintins, a previsão é para que entre esta quarta e quinta (3), seja decretada situação de emergência, faltando apenas38 centímetrospara atingir a cheia de 2009. “Nós ainda temos todo o mês de maio e provavelmente de junho para encher a região de Parintins. Então a tendência é ultrapassar essa cota da região”, informou.
Em Anamã, considerado pela defesa civil como o mais vulnerável, o secretário adjunto revela que, devido a subida das águas, o lixão do município está dentro de uma balsa, impossibilitando o descarte do lixo. “O hospital também foi evacuado, a população está sendo atendida dentro de uma balsa”, contou.
Hoje 15 municípios do Estado estão em situação de emergência reconhecida por Brasília em função de desbarrancamento, nesse período. 

Defesa civil Manaus
Em Manaus, atualmente com cota de 29,30 m (55 centímetros acima do nível de 2009, no mesmo período, 28,75 m), segundo o engenheiro da defesa civil municipal, Claudio Belém, desde o primeiro alerta de cheia com previsão máxima de 29,96 m, já havia um plano de contingência.
“Um levantamento foi feito nos 74 pontos de Manaus que poderiam ser alagados, com base na cheia de 2009.
02 Mai 2012 . 13:15 h . Annyelle Bezerra .


E em Itacoatiara, será que a Defesa civil local, está tomando as mesmas medidas, no que tange ao levantamento preventivo sobre os lugares em eminência de serem afetados pela cheia, para que as areas atingidas sejam evacuadas e tomadas as demais medidas de socorro as familias afetadas, ou vão esperar a coisa acontecer naturalmente, conforme a vontade de Deus. (Frank Chaves)

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA