sábado, 26 de maio de 2012

Festa do Divino da rua General Carneiro


Programação da Festa do Divino da Rua General Carneiro - 2012

DIA 26 DE MAIO DE 2012 (sábado).
20:00h – Apresentação do documentário de imagens históricas das Festividades do Divino do bairro da Colônia.
22:00h – Pre-show com o Conjunto Pinga-pus
00:00h – Salva de fogos em homenagem a festa de pentecostes
00:10h – Apresentação do cantor Kaliu Amud (São Paulo)
02:00h – Show musical com a banda Camisa 10
04:00h – Encerramento

DIA 27 DE MAIO DE 2012 (domingo).
12:00h as 15:00h – Show com o grupo coroas do Ritmo
11:00h – almoço dos inocentes
02:15h – Sorteio de brindes
02:30h – Procissão dos inocentes
03:00h – Derrubada do Mastro do Divino Espírito Santo
03:20h – Escalamento no pau de sebo (crianças)
15:30h – Tarde dançante – Concurso de dança infantil e adulto
17:00h – Saída da procissão da Paróquia do Divino Espírito Santo, com parada em frente a residência da Profa. Maria José Amazonas, que realiza a tradicional festa do Divino da rua General Carneiro, 113. Depois a procissão segue até a Paróquia do Divino Espírito Santo, onde acontece a missa campal de pentecostes. Daí em diante o evento segue por conta da programação da paróquia, sob a coordenação do Padre Jorge Gonzales.

HISTÓRICO
A festa do divino da Rua General Carneiro, foi iniciada na Rua Moreira Cesar, na antiga residência da Sra. Nucha Medeiros, depois do seu falecimento a responsabilidade passou para os membros da família, que vem realizando o tradicional almoço dos inocentes no dia de pentecostes, tarefa que vem sendo repassada de geração a geração. O evento é realizada a mais de 75 anos pela família Medeiros e Reis, dela se originou a devoção ao Divino Espírito Santo do bairro da Colônia. Em 1951, com o apoio da comunidade e do ex-prefeito Osório Fonseca, foi construída a primeira Igreja que foi assumida pela Prelazia de Itacoatiara e que passou a realizar a festa do Divino na rua Alvaro França. Daí em diante os membros da família Reis se mudaram para a rua general Carneiro e continuaram a fazer a sua festa paralela a festa oficial feita pela Igreja, hoje paróquia do Divino Espírito Santo, onde se encontra a coroa do Divino Espírito Santo de Prata. Em 1967, foi demolida a antiga capela e foi erguida a atual Igreja do Divino Espírito Santo. Enquanto isso, na residência da Profa. Maria José Amazonas, descendente da família Reis, se encontra uma pequena imagem de gesso do Divino Espírito Santo em formato de pomba, dentro de um humilde oratório de madeira. No dia de pentecostes a família Reis e seus descendentes e simpatizantes realizam o tradicional almoço dos inocentes, a derrubação do mastro de frutas e outras atividades do gênero. Depois disso se unem ao cortejo oficial da igreja que tem uma vasta programação, que é realizada em nove dias, encerrando com a procissão do dia de pentecostes, consagrando o louvor a o Divino Espírito Santo.

A PREPARAÇÃO DA FESTA
No evento da Rua General Carneiro, este ano a juíza da festa é a Srta. Edilza Maria de Souza (popularmente conhecida no bairro como Bia da Oficina). No cumprimento do seu papel, conforme manda a tradição, pelo fato de ter pegado a bandeira do Divino, que fica localizada no topo do Mastro de frutas. Vai ficar responsável em colocar o mastro deste ano e ajudar em mais outras atividades da festa. E declarou que vai tentar pegar a bandeira este ano novamente, se não conseguir, vai continuar ajudando a festa de qualquer maneira por sua devoção ao Divino Espírito Santo. Por conta disso, montou uma equipe de apoiadores, que a ajudam a cumprir a sua tarefa, tem como seu principal ajudante o jovem João Paulo entre outros jovens que ela tem grande afinidade. Como a festa troca de juiz a cada ano, e pelo relevante trabalho realizado pelo Bia. A família Reis e Amazonas, almejam que a juíza deste ano tenha êxito e continue a promover o levantamento do mastro. Nos dois últimos anos a juíza da Festa foi a Sra. Edilza Maria de Souza (a Bia da oficina). Que tem liderado a festa com grande desenvoltura. Tem uma equipe formada por um grupo de jovens que ela tem uma grande afinidade.
O ritual da derrubada do mastro foi iniciado na década de 70 pelo Sr. Luiz Costa. Em 1995, foi introduzido o pau de sebo pelo Sr. Antonio Amazonas, para a diversão das crianças. O mastro deste ano foi retirado das matas do bairro Centenário, nas proximidades do igarapé de Serpa, região que se encontra totalmente inundada pelas águas do Rio Amazonas. A árvore escolhida é conhecida na região como pau de macaco, e foi trazida no ombro pelas equipes de apoiadores da Bia.
O almoço dos inocentes é servido inicialmente para as crianças presentes, depois é servido aos músicos e demais presentes. Os mantimentos são adquiridos através de doações feitas com a finalidade de servir ao Divino através do almoço gratuito servido as crianças e demais presentes. Durante o almoço, uma criança e alguns adultos ficam de pé na cabeceira da mesa, segurando a imagem do Divino toda decorada com fitas coloridas, para o Divino presenciar e abençoar a refeição e os presentes.
O ato da derrubado do mastro se faz da seguinte forma. É feita uma pequena cerimônia em torno do mastro, primeiramente sete pessoas dão as machadadas iniciais, depois as demais presentes se encarregam de cortar o mastro com o corte do machado até o mastro vir ao chão, nessa hora a criançada e os adultos avançam sobre as frutas e as demais oferendas, com muito fulgor e levam para suas casas o que conseguiram pegar como muita satisfação, como um grande trunfo em ter pego uma fruta do Divino. Este ano as sete pessoas escolhidas a iniciarem o corte do mastro são: Sra. Maria José Amazonas, a matriarca Adalgiza Reis, a Srta. Bia, o jovem Jaene, o Prof. Frank Chaves, a jovem João Paulo e o jovem Paulo, conhecido por Pin.

O evento deste ano de 2012 tem a seguinte coordenação:

Maria José Amazonas – Coordenadora Geral
Edilza Maria de Souza – Juíza da Festa
João Paulo – Coordenador do show musical
Solange Praia – responsável pelo ritual de liberação, de derrubada do mastro e procissão das crianças.
Frank Chaves – Coordenador de comunicação social

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA