Atendendo aos procedimentos formais do MEC e seguindo orientação da reitoria e dos técnicos do IFAM/Amazonas, inclusive do itacoatiarense Adanilton Rebelo, que está se empenhando muito para ver a instituição implantada em nosso município, a prefeitura de Itacoatiara realizará nesta terça-feira (27) de dezembro de 14 às 18h, no auditório do Instituto de Ciência Exatas e Tecnologia – ICET/UFAM, a audiência pública de implantação do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM.
A implantação do IFAM em Itacoatiara é uma prova inconteste do compromisso do governo municipal com a educação. A iniciativa do MEC vai fazer com que o município recupere um longo tempo perdido, já que em meados da década passada o governo federal disponibilizou uma unidade da então Escola Agrotécnica Federal.
- Vale ressaltar que foi o ex-prefeito Miron Fogaça e o ex-secretario municipal de educação Sélio Miglioranza que se empenharam pra trazer a antiga Escola Agrotécnica para Itacoatiara, o Miron deixou o prédio pronto e inaugurado, o seu sucessor deixou o prédio abandonado e o atual, deixou também o prédio largado no meio do mato por mais de dez anos, somando a administração do Mamoud e mais esses três anos da administração do Peixoto. Entre o final do ano passado e o início deste que esta se findando, o Peixoto em vez de inaugurar a obra, doou as instalações para a UFAM, que até agora ainda não fez nada lá, e quase o IFAM não vinha para cá por falta de terreno, uma vez que já possuia área definitiva, e que tinha acabado de ser doada para outra entidade. Somente a Prefeitura que se aproveitou da situação, que está retirando furiosamente toda a reserva de piçarra do terreno, deixando um buraco imenso no meio do terreno em questão, causando práticas tipicamente que agridem o Meio Ambiente. Agora com a determinação do Governo Federal em ampliar a rede dos Institutos Federais de Educação no Brasil, o município de Itacoatiara foi chamado em Brasília para assinar o convênio para instalar o IFAM em Itacoatiara, para atender a região do Médio Amazonas, por Itacoatiara ser sede geográfica do referido polo. Ainda neste ano, a Câmara Municipal de Itacoatiara, aprovou a permuta de um terreno e a sua devida doação, para que seja construído o IFAM de Itacoatiara. Foi determinada uma grande área de terras localizadas na estrada AM-010, fazendo limites com a entrada do ramal da estrada da Penha. Bom, mais o importante em tudo isso, é que Itacoatiara vai crescer de qualquer maneira e a sua posição estratégica é a grande balisa e redenção para o nosso desenvolvimento, só falta acordarem para isto e gastarem suas energias nos marcos estruturantes e em planejamento estratégico do município, que rende mais resultados práticos e benefícios para a população itacoatiarense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário