segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

A FORÇA DA GRANA QUE ERGUE E DESTRÓI COISAS BELAS

Patrimônio Histórico de Itacoatiara sobre ameaça constante!

 

A antiga residência do português Oscar Ramos, localizada na Avenida Parque, em frente a Loja Novo Mundo, está sendo demolida por empresários inescrupulosos que não respeitam o patrimônio histórico de Itacoatiara. Tem-se notícia de que se trata do grupo de Lojas Americanas, que comprou o terreno pertencente a herdeiros da família Auzier. Trata-se de uma casa geminada construída no século XIX, que apresenta estilo eclético, característicos da arquitetura européia.
 
A Lei Orgânica do Município de Itacoatiara, prevê a proteção do patrimônio histórico, arquitetônico e paisagístico do município. Todavia falta uma ação mais efetiva no que tange as políticas publicas de preservação patrimonial, pois o município ainda não possui Lei Municipal de Tombamento de seus bens da cultura material e imaterial, e isso tem facilitado a ação da especulação imobiliária e da perda constante das edificações históricas da cidade.
 
Em 2012, o IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, fez o inventário detalhado do patrimônio edificado de Itacoatiara. Na oportunidade foram formados 50 agentes patrimoniais, que foram as ruas da cidade identificar, fotografar e registrar todos os bens de interesse para fins de tombamento. Todavia, faltou por parte do poder público da época, tanto do legislativo, quanto do executivo a atitude de criar a Lei de Tombamento de Itacoatiara, e incluir as 70 edificações inventariadas pelo IPHAN. Por conta disso, a cada ano, os prédios históricos da cidade vão sendo demolidos e descaracterizados, sem nenhuma punição aos seus destruidores, que não respeitam a cultura, a história e a memória da Velha Serpa. E assim Itacoatiara vai a cada dia tristimetente se consolidando como a cidade do já teve!

Um comentário:

Frank Chaves disse...

Membros da comunidade itacoatiarense residentes em Manaus, se mobilizam para conter mais um ação danosa ao patrimônio histórico de Itacoatiara. Hoje pela manhã, o itacoatiarense Antônio Ramos (Totonho) e o escritor Francisco Gomes, foram ao Ministério Público e IPHAN, cobrar ações urgentes para conter a destruição de mais um patrimônio da cidade. E pela tarde, eu também protocolei denúncia formal no IPHAN, sobre a demolição da Morada Auzier.
Já a noitinha, tive uma conversa com o Totonho, e ele me informou que a justiça do Amazonas já a havia expedido documento para Itacoatiara, para embargar a obra e salvar a edificação das garras do capitalismo vorás.

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA