segunda-feira, 30 de abril de 2012

Parintins vai receber ampliação do porto atual e construção de mais um novo porto e Itacoatiara fica a ver navios

messiastonyesabareisI


















O município de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, ganhará nos próximos meses, obras de melhoria no Terminal Hidroviário da cidade, que passará a receber navios de grande porte, como transatlânticos. Outra novidade é a construção de um moderno porto na comunidade Vila Amazônia, no interior de Parintins. A comunidade ganhará espaço apropriado para atracação de navios de turismo e ampliar o escoamento da produção rural para outros municípios da região do Baixo Amazonas.

O anúncio das obras foi feito nesta segunda-feira (30), pelo superintendente de Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental, Sabá Reis, durante reunião com o deputado estadual Tony Medeiros e o vice prefeito de Parintins, Messias Cursino. (fonte: Blog da Floresta)





















É isso mesmo, a cidade de Itacoatiara parece estar sendo castigada por todas as forças da natureza e daqueles que deveriam promover o seu desenvolvimento. Pois no mesmo período em que Parintins reformou o seu porto, o antigo porto de Itacoatiara estava sendo reformado. A diferença que o de lá, foi bem feito e preparado para receber navios turísticos de grande porte, e não sofreu nenhuma interferência dos artistas das mentes mais privilegiadas da cidade. Já o porto de Itacoatiara, sofreu uma reforma chinfrim em uma estrutura totalmente ultrapassada e que aliás, perdeu sua capacidade anterior de 60 toneladas para 30. E tudo sob o olhar e as hostes de algumas correntes partidárias locais. Em quanto isso o tal porto novo, projetado para ser construído no bairro do Jauary, próximo ao terminal da empresa Equador Log, teve seu projeto arquivado, pela indecisão local da administração publica, que tem posicionamento contrario ao local projetado pelo Ministério dos Transportes, e quanto ao valor investido na infraestrutura da área, mais especificamente no projeto do aterro do referido porto, já orçado pelo DNIT e a disposição pronto para dar inicio a obra. Por conta da indecisão e das interferências locais quanto ao local e a detalhes técnicos da obra, o porto novo não saiu do papel. Isso travou a liberação dos recursos e a construção do novo porto de Itacoatiara. Enquanto isso, a ilha Tupinabarana da show de articulação e não interfere nos projetos que venham a beneficiar e prejudicar o seu município. Os gestores públicos parintinenses não interferem nos projetos, não travam o andamento das obras e não ficam dando uma de donos da verdade, ao contrário de Itacoatiara, que por muitas vezes praticam uma articulação política amadora, porque não dizer burra de mais, ou tão inteligente, que sabem mais do que os engenheiros do DNIT e do Ministério dos Transportes, alias, deveríamos exportar esse pessoal para Brasília, pois estão se perdendo aqui, ou simplesmente estão botando a perder a vocação portuária de Itacoatiara, por causa das mentes iluminadas que gravitam na mais alta esfera de Poder e permeiam os corredores pragmáticos do paço municipal, enquanto isso continuamos com um porto velho, praticamente perdemos o novo e a população itacoatiarense fica a ver navios. (Por: Frank Chaves)

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA