sábado, 7 de abril de 2012

COMBOIO DE BALSAS ADERIVA PÕE EM RISCO A SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO NO RIO AMAZONAS

Hoje a tarde por volta das 15:00 horas, presencie uma cena que quase virou uma grande catástrofe, estava na Orla da cidade, quando observei que um comboio de 05 balsas da empresa Hermasa, vinha descendo o Rio Amazonas a deriva, em direção ao cais do porto de Itacoatiara. Aí de-repente surgiu um rebocador da mesma empresa seguindo a toda velocidade em direção as balsas que desciam rio a baixo desgovernadas. Nesse momento, o rebocador alcançou as balsas já nas proximidades do cais do porto de Itacoatiara, e em uma manobra estratégica o comandante do rebocador encostou a proa do rebocador na lateral das balsas e as empurrou para fora da correnteza que as direcionavam rumo ao cais do porto. Isso livrou o nosso velho porto, reformado a pouco tempo de ser atingido pelo comboio de balsas desgarrado. Logo após, o comboio se moveu novamente em direção ao pontão de flutuante gasolina Maria Alegrina, que fica em frente ao Passeio Público Jornalista Agnelo Oliveira. Foi então que novamente o rebocador se movimentou e encostou novamente nas balsas e as empurrou para fora da linha de alcance do pontão de gasolina evitando outro acidente. Então novamente as balsas foram empurradas para fora e desceram o caudaloso rio em direção a ilha do risco, momento em que o comandante do barco fez uma excelente manobra e conseguiu atracar no comboio, que logo foi amparado por mais outro rebocador da empresa que chegou para dar suporte a operação,  controlando e amarraram o comboio. Enquanto isso a Orla estava repleta de expectadores assistindo aquela situação de total suspense em frente a cidade de Itacoatiara.
Vale ressaltar que não é a primeira vez que isso ocorre, por esse motivo é importante que a empresa e a Capitania dos Portos, tomem as medidas cabíveis para evitar situações desse tipo, que colocam em risco a navegação no Rio Amazonas e a segurança dos portos da cidade de Itacoatiara, fato que poderia até causar vitimas fatais.

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