quarta-feira, 11 de abril de 2012

Monumento ao primeiro centenário de fundação da cidade de Itacoatiara






























A obra foi criada e inaugurada em 25 de abril de 1974, por determinação do ex-prefeito Aurélio Vieira dos Santos, que a encomendou ao arquiteto Severiano Mario Porto, que foi incumbido de criar um monumento comemorativo ao primeiro centenário de fundação da cidade de Itacoatiara. As linhas curvas e retas traçadas pelo arquiteto, têm o seguinte significado: O côncavo e o convexo, os paralelos e o equilíbrio entre o céu, a terra e o universo. Cujas formas angulares estão representadas sobre a cúpula do Congresso Nacional em Brasília, mais conhecido como as duas conchinhas do Congresso. A diferença está na disposição das peças, as de Brasília estão separadas, sendo uma para cima e outra para baixo, e as de Itacoatiara estão juntas e cruzadas.
Imagem do Livro Municípios - Vol. 02 / Governo do Amazonas - Gilberto Mestrinho, Secretaria de Estado da Educação Profa. Freida Bittencourt.

Portanto, o símbolo não tem nada haver com peixe, como aparenta o traçado vertical da obra. Na época de sua criação, foi colocado no centro da Praça da Matriz e tinha dois degraus, onde o símbolo ficava localizado no centro, sob uma base quadrada de concreto armado em dois níveis. Por volta de 2003, quando a praça da matriz foi reformada pela empresa INTEC, o monumento foi retirado do centro da praça e colocado ao lado da passarela frontal da igreja. Em seu lugar foi feito um chalé, onde abriga a loja de suvenir da Catedral N.Sra. do Rosário. Na remoção, a obra perdeu a sua posição estratégica, perdeu sua base quadrada de dois degraus e ficou relegada a ultimo plano, ante a importância do seu contexto histórico. Servindo apenas de playground para a criançada, onde boa parte dos pais desavisados os colocam sobre o monumento, sem ter a mínima noção e conhecimento sobre o seu real significado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Foi muito bom saber o real significado desse monumento historico

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA