O Fecani, programado para o início de setembro, pode não ser realizado. Segundo os organizadores, o repasse de verbas de mais de R$1milhão, a ser feito pelo governo do estado, ainda não ocorreu por supostas irregularidades no convênio
As apresentações do Fecani no Centro Cultural Iracema Holanda, em Itacoatiara, podem não ocorrer este ano |
Os organizadores do Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), dizem que quase 90% do valor gasto com a realização do evento é financiado por uma verba liberada pelo governo do estado.
A liberação da verba para realizar a 27ª edição do evento, marcado para começar na próxima sexta-feira (2), está ameaçada.
Segundo o coordenador Bruno Azedo, a suspensão no repasse foi informada às vésperas do evento e pode inviabilizar a sua realização.
Azedo disse que a Secretaria de Cultura do Estado (SEC) alegou que há pendências na prestação de contas da edição anterior. Ele diz ainda que procurou o Tribunal de Contas do Estado e que teve acesso ao processo de prestação de contas.
“Solicitamos por meio de oficio ao tribunal e não há pendências nas contas. Foi questão de atraso na entrega de notas, mas a prestação está prestada. Não há nenhum parecer contrário no processo. A questão é na SEC”, disse.
Notas Fiscais
O coordenador disse que não há problemas na prestação de contas. Mas, reconheceu que uma notas fiscais, referente à prestação de alguns serviços, foi entregue fora do prazo previsto.
“Foi um lapso nosso, por não pedirmos a prorrogação para a entrega dessa nota, o que também poderíamos ter feito, e está previsto no convênio. As notas eram de um serviço de iluminação e duas atrações musicais. Mas, as notas foram entregues”, pondera.
A SEC divulgou nota à imprensa confirmando que está “impossibilitado de firmar convênio com a Associação dos Itacoatiarenses Residentes em Manaus (AIRMA) para realização do Festival da Canção de Itacoatiara 2011 (FECANI), já que a prestação de contas referente à realização do FECANI 2010 está pendente de aprovação”.
Na nota consta ainda a informação de que a SEC “envidou todos os esforços, inclusive consulta formal à Procuradoria Geral do Estado que deu parecer jurídico determinando que não poderá ser firmado qualquer convênio com a AIRMA até o exame da prestação de contas e sua aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado”.
Cancelamento
Azedo destacou que o cancelamento do Fecani, seria negativo para a cidade de Itacoatiara (distante 176 km de Manaus).
“Se não acontecer será um problema econômico, social. Envolve a cidade toda, parte do estado. Os concorrentes a nível nacional já estão em Manaus. Não acredita que o estado vai inviabilizar um evento tradicional com 27 anos. Fazemos isso todos os anos, o governo do estado é responsável por maior parte do evento. Sempre tivemos cuidado com isso. O prefeito de Itacoatiara vai reunir com o governador para posicionar isso”, afirma.
Números
O Fecani é realizado há 20 anos. Além de um festival de música, são realizadas outras várias competições esportivas, artísticas e culturais. O total de 34 cantores concorrem no festival e cerca de 2400 pessoas trabalham diretamente no evento, realizado durante a semana da pátria.
fonte:
http://acritica.uol.com.br/noticias/Realizacao-Festival-Cancao-Itacoatiara-AM_0_542946168.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário