quinta-feira, 25 de agosto de 2011

S.O.S – Queremos Internet de qualidade!



Se a internet do Amazonas é ruim a de Itacoatiara deve ser a pior dos demais municípios do Estado. Posto que os municípios de: Codajás, Coari, Caapiranga, Anamã, Anori, Manacapuru e Iranduba serão beneficiados com fibra ótica que segue o gasoduto Coari Manaus.
A rede de fibra ótica da OI, que está integrando Manaus ao sistema de banda larga, também pode beneficiar Presidente Figueiredo, assim como Humaitá, Manicoré, Borba, Manaquiri, Careiro e Careiro da Várzea com a rede da Embratel.
Manaus, inclusive já esta se beneficiando com  a rede de fibra ótica da OI. Já os municípios de São Sebastião do Uatumã, Urucurituba, Itacoatiara, Silves, Itapiranga e Rio Preto da Eva, estão na rota e na promessa de que serão beneficiados com a fibra ótica que vem atrelada a rede do linhão de Tucuruí. O detalhe é que os prefeitos da região de Coari, já se articularam com os representantes do governo e da Petrobras para que viabilizem com a máxima urgência o recebimento da banda larga via fibra ótica que acompanha a tubulação do gasoduto Coari/Manaus.

Por outro lado, o Governo do Estado instalou cinco pontos de internet com o sistema Amazonas Digital em alguns municípios, sendo que Itacoatiara também foi beneficiado, todavia, o sistema utilizado pelo referido projeto é péssimo, e ninguém consegue utilizá-lo a contento, cujo modelo democratizaria o acesso a internet as classes sociais menos privilegiadas. Por outro lado, as pessoas que podem pagar pelo acesso, são enganados em nosso município pelas operadoras, destacando a VIVO, com a promessa de banda larga através dos modems portáteis, coisa que não é verdadeira, pois ninguém consegue ter um bom acesso, e quando se trata de downloads, é que a coisa fica difícil, pois cai o sistema e ninguém consegue executar as suas tarefas. Os usuários mais pacientes, acabam virando madrugada a fora, pois só nestes horários é que a rede flui com mais velocidade, até mesmo pelo fato de que bem poucos usuários estão utilizando a rede neste horário.

A gora para quem precisa de informações rápidas, como: alunos, professores, pesquisadores, profissionais liberais e até mesmo as empresas publicas e privadas, ficam refém dessa internet lerda que possuímos em Itacoatiara, que além de ser muito lenta, de vez enquanto fica fora do ar, além das quedas de sinal que são freqüentes.
Como pode um município se desenvolver deste jeito, como pode a educação a ciência e a tecnologia avançar, em um lugar em que além das coisas caminharem a passos lentos, termos a internet de pior qualidade do norte do país.   Por esses motivos convido a todos a fazermos uma cruzada em favor da internet de qualidade, pois estamos pagando gato por lebre, e muito caro! Vamos a luta pela Banda Larga real, de qualidade, pública e gratuita!

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA