Se a internet do Amazonas é ruim a de Itacoatiara deve ser a pior dos demais municípios do Estado. Posto que os municípios de: Codajás, Coari, Caapiranga, Anamã, Anori, Manacapuru e Iranduba serão beneficiados com fibra ótica que segue o gasoduto Coari Manaus.
A rede de fibra ótica da OI, que está integrando Manaus ao sistema de banda larga, também pode beneficiar Presidente Figueiredo, assim como Humaitá, Manicoré, Borba, Manaquiri, Careiro e Careiro da Várzea com a rede da Embratel.
Manaus, inclusive já esta se beneficiando com a rede de fibra ótica da OI. Já os municípios de São Sebastião do Uatumã, Urucurituba, Itacoatiara, Silves, Itapiranga e Rio Preto da Eva, estão na rota e na promessa de que serão beneficiados com a fibra ótica que vem atrelada a rede do linhão de Tucuruí. O detalhe é que os prefeitos da região de Coari, já se articularam com os representantes do governo e da Petrobras para que viabilizem com a máxima urgência o recebimento da banda larga via fibra ótica que acompanha a tubulação do gasoduto Coari/Manaus.
Por outro lado, o Governo do Estado instalou cinco pontos de internet com o sistema Amazonas Digital em alguns municípios, sendo que Itacoatiara também foi beneficiado, todavia, o sistema utilizado pelo referido projeto é péssimo, e ninguém consegue utilizá-lo a contento, cujo modelo democratizaria o acesso a internet as classes sociais menos privilegiadas. Por outro lado, as pessoas que podem pagar pelo acesso, são enganados em nosso município pelas operadoras, destacando a VIVO, com a promessa de banda larga através dos modems portáteis, coisa que não é verdadeira, pois ninguém consegue ter um bom acesso, e quando se trata de downloads, é que a coisa fica difícil, pois cai o sistema e ninguém consegue executar as suas tarefas. Os usuários mais pacientes, acabam virando madrugada a fora, pois só nestes horários é que a rede flui com mais velocidade, até mesmo pelo fato de que bem poucos usuários estão utilizando a rede neste horário.

Como pode um município se desenvolver deste jeito, como pode a educação a ciência e a tecnologia avançar, em um lugar em que além das coisas caminharem a passos lentos, termos a internet de pior qualidade do norte do país. Por esses motivos convido a todos a fazermos uma cruzada em favor da internet de qualidade, pois estamos pagando gato por lebre, e muito caro! Vamos a luta pela Banda Larga real, de qualidade, pública e gratuita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário