terça-feira, 2 de agosto de 2011

Noticio com pesar, o falecimento da saudosa Professora Maria Ivone de Araújo Leite, patrona da escola Estadual do mesmo nome.


Histórico da escola:

A Escola Estadual Maria Ivone de Araújo Leite, situada à Rua Nossa Senhora do Rosário, 3401, Bairro do Jauari - II, na cidade de Itacoatiara-AM, foi inaugurada em 20.09.1993 de setembro de 1993, com o Decreto de criação de número 15.209/93. O nome da escola surgiu como forma de homenagear uma grande educadora que dedicou sua vida em prol da Educação de crianças e jovens itacoatiarenses.

Histórico da patrona:
A professora Maria Ivone de Araújo Leite, nasceu no dia 19/09/1931, na cidade de Camocin no Estado do Ceará. Filha de José Maximino de Araújo e Helena Rocha Araújo, chegou em Itacoatiara com os seus pais e sua irmã Maria das Graças em 1938, viveu em Itacoatiara desde os sete anos de idade.
Casou-se com o Professor Fernando Paulo Leite por 15 anos, tendo 7 filhos.
Foi diretora do Grupo Escolar Coronel Cruz, Supervisora das professoras leigas, Vice-diretora da escola Luíza de Vasconcelos e Professora de matemática durante 9 anos no Ginásio Vital de Mendonça.
Em 1972, prestou vestibular para a Faculdade de Juiz de Fora, mas só cursou a 1ª etapa, abandonando o curso por ficar paraplégica.
Após 33 anos de dedicação ao magistério afastou-se por problemas de saúde aposentando-se. Após sua aposentadoria, passou a dar aulas particulares de Português e Matemática em sua residência de 5a a 7a serie, trabalho este que continuou em Manaus para onde se mudou em 1991.

Em 1992, foi homenageada pelo Conselho Estadual de Educação representando as professoras do interior.
 
A escola foi inaugurada em 20/09/1993 e iniciou seu funcionamento no mesmo ano, atendendo um total de 556 aluno nos turnos: matutino, vespertino e noturno. E re-inaugurada em outubro de 2005.

No dia 02 de agosto de 2011, a ilustre patrona da escola professora Maria Ivone de Araújo Leite, falesceu na cidade de Manaus-AM.

Momento difícil para a história da educação itacoatiarense, pois se tratava de uma das mais respeitada, querida e amada educadora do município de Itacoatiara.

Sei que nossos sentimentos são incapazes de encontrar palavras de consolo para sua família e para os amigos mais íntimos, mas não podemos deixar de expressar nosso mais profundo pesar pela passagem da professora Maria Ivone Leite de Araújo, que contribuiu grandemente para a formação escolar de boa parte dos cidadãos itacoatiarenses, e que de certo modo, através da escola estadual que com muita justiça recebe o seu nome, vai continuar formando cidadãos no presente e no futuro da nossa amada Velha Serpa, honrando para sempre o nome de sua ilustre patrona.

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA