sábado, 6 de agosto de 2011

A apresentação do censo empresarial de Itacoatiara-2010 e seus desdobramentos


Apesar de fazerem a apresentação do censo empresarial-2010, já um pouco atrasado, pois já estamos ultrapassando o segundo semestre de 2011. E principalmente pelo fato de boa parte das planilhas de dados socioeconômicos do município apresentarem dados referentes aos anos de 2000 a 2008, período em que o administrador do município era o ex-prefeito Mamoud Amed. Cujas planilhas nesse período inclusive mostram indicadores econômicos excelentes. O fato em sí, me causou espanto por se tratar por enaltecer a administração anterior e não a do prefeito Peixoto quem financiou em parceria com o SEBRAE a referida pesquisa.
Por exemplo, o dado que apresenta a taxa de crescimento populacional no período de 2008, o município de Itacoatiara figurava, conforme planilha anexa, em segundo lugar em população do Estado.

Se apresentaram estes dados, e não expuseram a situação apartir de 2009 e 2010, período em de vigência do mandato de Antonio Peixoto. Isto pode significar que certamente houve um lapso dos técnicos da empresa contratada para fazer a pesquisa, ou simplesmente omitiram, os dados reversos da queda da população de Itacoatiara, que caiu para o quinto lugar do Estado em crescimento populacional.
Outro fator importante que delimita o desenvolvimento municipal é o índice do PIB – Produto Interno Bruto do Município, onde Itacoatiara figura em 2008 em terceiro lugar no Estado do Amazonas, conforme planilha abaixo.

E me pergunto porque não apresentaram os dados de 2009 e 2010. Será que foi esquecimento, ou mais uma vez estão omitindo a queda drástica do PIB do nosso município em relação ao demais.
Em compensação, apresenta nos índices de distribuição da população de 2010, segundo ano de vigência do mandato do atual prefeito, o notório aumento do êxodo rural existente, fato lamentável, que aponta que o homem do campo está abandonando o setor, para vir inchar a cidade de Itacoatiara, aumentando consideravelmente a demanda dos serviços sociais, que já estão tão precários, veja a planilha a seguir.













 
Apresentou ainda as principais empresas impulsionadoras da economia local, como se fosse obra da atual administração. Só faltou acrescentar o pequeno detalhe, o período em que foram realmente criadas e por quem! (ver ralação abaixo).
·      HERMASA - (Inaugurada em 1997 pelo: ex-presidente Fernando Henrique Cardoso,  ex-governador Amazonino Mendes e ex-prefeito Miron Fogaça).

·      TERMINAL GRANELEIRO - (idem – inaugurado no mesmo período acima mencionado)

·      MIL MADEIREIRA - ( inaugurada na década de 70 no governo militar e na administração do ex-prefeito Chibly Abrahim )

·      O NOVO PORTO - (obra federal não iniciada e sem previsão de inicio)

·      EQUADOR LOG S/A - (obra não concluída, de origem do setor privado que está em andamento, com previsão de inauguração para 2013).

Pra quem não tem conhecimento real das datas de fundação de tais empreendimentos, pode até aceitar é que são obras da atual administração, o que não é verdade. Exceto uma que está em andamento. A Equador Log é de iniciativa do setor privado, que comprou a área de terras da antiga Carolina e Mil Madeireiras, localizada no bairro do Jauary, conta com o financiamento do BNDES. A Prefeitura e a Câmara Municipal de Itacoatiara entraram com a isenção das taxas de ISS, para a empresa construtora da obra.

A empresa Equador Log, faz esse empreendimento em parceria com a Petrobras, para atender a demanda de combustível da região, que recebe o produto de navio, e que pelo motivo do curto calado localizado na região do tabocal, onde chega no período da seca a 8 (oito) metros de profundidade, situação que faz com que os navios que se dirigem para Manaus naveguem com apenas meia carga, fato que onera o custo do transporte. Com a construção do Terminal de combustíveis, navios de 40 toneladas poderão chegar a Itacoatiara com a carga cheia sem problemas de calado, pelo fato de que o canal de navegação até a frente do nosso município é navegável o ano inteiro, situação que é desfavorável a locação do empreendimento na cidade de Manaus.
A situação estratégica de Itacoatiara, mais uma vez aponta que esse é o caminho para o desenvolvimento, fato que dispensa a propaganda politiqueira e demarca que Itacoatiara é senhora do seu destino.

Também figura como realização da atual administração o NOVO PORTO, o qual ainda não saiu do papel, e que já havia sido assinado o seu primeiro plano de convênio, ainda na administração curta de Donmarques em 2009, quando o ex-ministro Alfredo Nascimento protocolou o pedido de construção do novo porto.

Já a finalização da reforma do antigo porto da Colônia, este inclusive entregue como pronto pelo Secretaria de Infraestrutura do Estado e Valdívia Alencar e pelo Vice-prefeito José Augusto, que inclusive fez a seguinte declaração, em setembro de 2010: “Assim vamos gerar emprego para os portuários que estão há mais de quatro anos sem trabalho e também movimentar a economia da cidade”.

Em março de 2010, o ex-ministro Alfredo Nascimento, acompanhado do ex-ministro chefe da cãs civil de Lula José Dirceu, do ex-superintendente do DENIT Antonio Pagot, do ex-senador João Pedro e do Deputado Sinésio Campos, que estiveram no auditório da Escola Jamel Amed, assinando o convênio para a construção do novo porto, conforme foto anexa:
O problema é que já estamos chegando em setembro de 2011 e o porto ainda continua sem operação de cargas deixando os portuários agora a cinco anos na promessa. E o pior de tudo, após a referida entrega oficial, a ponte articulada do porto quebrou ao meio, configurando a péssima qualidade dos serviços apresentados e aceitos de bom grado pelas “autoridades competentes”. E até agora nada de porto novo, e o velho continua velho, com iluminação precária, com o limite mínimo de cargas para operar, e sem a devida licença de operação, apresentando um aspecto de abandono a quase um ano de sua reinauguração.



O que foi louvável no trabalho apresentado foram os levantamentos de dados atuais sobre o comercio local, que envolveu a área urbana e as Vilas de: Lindóia, Remanso e Engenho. Dados significativos foram levantados pela empresa de consultoria Analyses que tabulou dados importantes sobre o comercio de Itacoatiara, cujas informações servirão para a tomada de decisão de futuros projetos e empreendimentos no município. Veja abaixo o resultado dos empreendimentos do município no exercício 2010.





Outra noticia boa, é que esses dados estarão brevemente disponíveis na internet, no banco de dados do SEBRAE Amazonas, principal parceiro da Prefeitura na realização da pesquisa empresarial. Pois todos os comércios pesquisados e alguns pontos de referência do município foram cadastrados e localizados com GPS, cuja localização e demais informações dos mesmos ficarão disponíveis na rede para quem interessar possa. Quando estiver disponível, eu postarei neste blog.

Nenhum comentário:

Consulta de opinão

ALBUM DE ITACOATIARA